Professores de 1° Ano participam do 3° Encontro Formativo Alfabetiza Brasil
Na manhã desta quarta-feira, no espaço da EMEF Adolfo Boettcher, Professores de 1° Ano, coordenados pela professora Daiane Inês Rech munidos de passaporte e passagens aéreas em mãos, simularam um embarque, inclusive com realização de check-in, seguida de chamada sonora do voo, embarcaram e decolaram com destino ao Território de Leitura, a sala de aula da Escola, ambiente de formação pedagógica dessa manhã. A professora Carine Zanatta, diretora da Escola anfitriã, fez a narrativa de uma história literária.
Posteriormente, as professoras Milena Goetze e Carine Heming Hirsch, da EMEF Nossa Senhora da Glória partilharam experiências aplicadas em suas turmas, envolvendo o método da consciência fonológica. Na sequência, a formadora abordou sobre as políticas de leitura, no sentido de fomentá-las na sua sala de aula e na escola.
Ainda nesta manhã, a fonoaudióloga Tanara Panta, profissional da Saúde do município, fez-se presente na formação, versando sobre a importância do desenvolvimento sensorial da criança para que possa também bem desenvolver sua comunicação de forma adequada. Tanara também trouxe dicas aos professores, no sentido de aprimorar o processo: mímica, mobilidade da língua, brincadeiras sensoriais e outros.
Daiane, ressalta que a cada Encontro é notável o engajamento de colegas professores de 1° Ano, cada um trazendo suas vivências e fragilidades. “Assim o grupo vem se fortalecendo em suas práticas alfabetizadoras”, frisa Daiane. A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Anita Ana Weigel Brandenburg, também participou da formação na manhã desta quarta-feira.