COVID-19: prefeita decide cancelar eventos municipais

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou na manhã de hoje (17), o Decreto nº 2.588, que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio do COVID-19, no âmbito municipal. O Decreto leva em consideração as recomendações emitidas pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social. Entre as medidas adotadas está o cancelamento de eventos oficiais do município por 30 dias e a suspensão das aulas da rede municipal por 15 dias, a contar de quinta-feira (19).

Segundo o Decreto, a suspensão das aulas vale para todas as escolas de Ensino Fundamental e também para a Educação Infantil. A data de retomada das atividades nos educandários deve ser divulgada pela Secretaria Municipal de Educação nas próximas semanas, uma vez que o período de suspensão das aulas pode ser alterado para mais dias.

Com relação aos eventos municipais, estão cancelados todos os eventos públicos, como feiras, shows e festivais que possam provocar aglomerações de pessoas, por um período de 30 dias. Dessa forma, está cancelada a realização do 2º Festival Sinimbu Mais Bela Voz, marcado para o sábado, dia 21. Uma nova data para o evento deve ser divulgada nas próximas semanas.

O Decreto prevê ainda outras recomendações para servidores públicos e determina a instalação de álcool gel em locais acessíveis e visíveis ao público, nos órgãos municipais. Publicação e divulgação de medidas de prevenção também estão entre as determinações do documento.

Conforme a prefeita Sandra, o momento é de cautela e todos precisam fazer a sua parte. Com relação aos eventos privados, organizados por comunidades, promotores de eventos ou grupos, a recomendação é para que todos repensem suas datas nesse momento e avaliem a possibilidade de cancelar os mesmos ou reagendar sua realização para datas futuras.

*colaborou: Aline Haag/Ass. Com.