Sinimbu formou Comitê Estratégico para enfrentar a disseminação da COVID-19

Fotos: Ass. Com.

Uma reunião na tarde desta terça-feira (24), culminou com a formação do Comitê Estratégico de Sinimbu no enfrentamento da disseminação do vírus da COVID-19 (novo Coronavírus) no município. Representantes de todas as secretarias municipais, bem como entidades locais, fazem parte do Comitê que definiu ações a serem realizadas em Sinimbu. Algumas delas, estão sendo implantadas nesta quarta-feira (25), ao longo do dia.

No início da reunião, a prefeita Sandra Backes falou sobre os Decretos já publicados e medidas adotadas em Sinimbu. Ela ressaltou que a população está sendo conscientizada e que o comércio não essencial foi fechado, com objetivo de reduzir o fluxo de pessoas no centro da cidade.

Em seguida, a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica em Sinimbu, Gésica Busato, frisou que as pessoas precisam se conscientizar de que nesse momento é melhor ficar em casa. Da mesma forma, explicou que o anúncio de transmissão comunitária do vírus no Estado mudou o protocolo de atendimento, ressaltando que a partir de agora todos os pacientes com sintomas respiratórios devem tratados como suspeitos de COVID-19.

Após as explanações, os integrantes do Comitê sugeriram medidas que já estão sendo implantadas em Sinimbu (veja abaixo o cronograma). Integram o Comitê Estratégico de Sinimbu representantes de todas as Secretarias Municipais, Cras, Vigilância Sanitária Municipal, Câmara de Vereadores, Brigada Militar, Cacis, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi, Hospital Beneficente Sinimbu e as Paróquias Evangélica e Católica de Sinimbu. Com a formação do Comitê, essas entidades passam a ser também multiplicadoras de informações e orientações para a população.

Novas medidas para enfrentar a disseminação da COVID-19 em Sinimbu:

  • Auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde na organização de filas nas agências bancárias: os agentes já estão auxiliando, principalmente idosos, para que permaneçam na distância mínima de 1,5 metro entre cada um durante o tempo de espera do lado de fora das agências;
  • Contratação de carro de som: a Administração Municipal já está contatando o serviço para que seja divulgado um áudio no centro e interior do município, pedindo para que a população permaneça em casa;
  • Cadastro de voluntários: será aberto um cadastro para pessoas voluntárias. Os candidatos poderão auxiliar na divulgação de medidas de proteção, bem como em ações semelhantes as realizadas em frente as agencias bancárias. Da mesma forma, será aberto cadastro para voluntários na área da saúde para auxílio diante de um possível surto da doença em Sinimbu;
  • Abertura de uma conta para doações: será aberta uma conta para o recebimento de doações ao Fundo Municipal da Saúde. Os recursos serão utilizados para implantar ações e comprar materiais, auxiliando no combate a COVID-19 em Sinimbu. As doações poderão ser feitas por empresas e pessoas da comunidade.