Após 1 mês de declaração da pandemia, Sinimbu, Gramado Xavier, Herveiras e Vale do Sol seguem sem casos

Dia 11 de março: Organização Mundial da Saúde (OMS) declara pandemia no mundo em função da disseminação do novo Coronavírus (COVID-19). Um mês após a classificação, Sinimbu, Gramado Xavier, Herveiras e Vale do Sol seguem fora da lista de cidades gaúchas com registros da doença. Medidas restritivas e de prevenção foram adotadas pelas prefeituras, seguindo orientação do Governo do Estado.

Foto: SES/Reprodução

De acordo com o levantamento mais atualizado da Secretaria Estadual da Saúde (SES), são 16 óbitos de pacientes que tiveram testes confirmados de COVID-19. O mais recente: uma paciente, de 77 anos, de Encruzilhada do Sul. A mulher chegou a ser internada no Hospital Santa Cruz, mas faleceu. O exame positivo foi divulgado na noite deste sábado (11) pela SES.

Santa Cruz do Sul também tem um caso positivo para Coronavírus. Trata-se de um homem, de 48 anos, que segue em recuperação.

Em Sinimbu, o mais recente decreto assinado pela prefeita Sandra Backes determinou o horário de funcionamento de restaurantes, lancherias, bares e similares, além de autorizar o funcionamento de salões de beleza e barbearias. Conforme o Decreto nº 2.601, os restaurantes, lancherias, bares e similares podem ter atendimento presencial ao público das 11 horas às 14 horas. Nos demais horários, é permitido apenas o serviço de tele-entrega da mercadoria ou “drive-thru”, quando o cliente apenas retira o seu produto, previamente adquirido, sem sair de dentro do seu veículo.

Com relação aos supermercados, ficou determinado o atendimento até às 19 horas, sendo que não será permitido atendimento após esse horário. Além disso, o Decreto 2.601 autoriza o funcionamento de salões de beleza e barbearias desde que de portas fechadas, com equipes reduzidas e número de clientes simultâneos que não exceda a 30% da capacidade máxima do PPCI ou alvará de funcionamento e na proporção de apenas um cliente por funcionário. O Decreto traz ainda a regulamentação para fins de enquadramento de atividade do estabelecimento comercial e altera o artigo 5º do Decreto 2.588, que trata sobre o regime de trabalho dos servidores públicos.

A Prefeitura de Sinimbu ainda divulga, desde o começo no enfrentamento contra o novo Coronavírus, orientações para a população sobre prevenção. O material incluiu até vídeos da prefeita durante o período.

A imagem pode conter: texto que diz "SINIMBU CONTRA COVID-19 PARA MAIS INFORMAÇÕES OU ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS LIGUE: 136 DISQUE SAÚDE (51) 3708 1165 POSTO DE SAÚDE CENTRAL"