Prefeitura de Herveiras autoriza reabertura do comércio com regras mais rígidas

Ao longo desta quinta-feira (16), o Executivo Municipal de Heveiras, através da Secretaria da Saúde e Secretaria de Administração e Finanças, realizou reuniões com representantes dos diversos segmentos do comércio. O objetivo foi orientar quanto as determinações do novo Decreto Municipal e a maior rigidez na observância das normas de higienização e distanciamento. Na próxima semana, os estabelecimentos do interior também receberão orientação dos agentes de saúde das localidades.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna
Foto: Ass. Com.

O prefeito Paulo Nardeli Grassel participou das reuniões e destacou que a decisão de reabrir o comércio se deve em função de que não há nenhum caso confirmado ou suspeito de coronavírus no Município, nem casos confirmados nos municípios limítrofes, “cabe a responsabilidade do Município em resguardar a saúde de toda a população, bem como, a atividade econômica da qual a vida também depende, e que essa abertura se dá para poucos que a ainda estavam fechados, uma vez que os demais já se enquadravam nas regras de essenciais, e, muitos destes, que estavam fechados tem nesse pequeno comércio sua única fonte de renda. Para que sigamos assim, mesmo com restrições, mas funcionando, todos os estabelecimentos e comunidade de Herveiras precisa fazer a sua parte e possamos voltar a normalidade dentro do possível, na maior brevidade”, observou o prefeito.

Foram orientados os estabelecimentos comercias que seguiam fechados e agora podem abrir, como lojas e prestadores de serviços e repassadas novas informações aos representantes de mercados, minimercados, restaurantes, lancherias, bares, agropecuárias. Os outros segmentos seguem como já havia sido determinado no Decreto anterior, caso dos demais prestadores e salões de beleza, por exemplo.

Foto: Ass. Com.

As aulas seguem suspensas até o dia 30, assim como outras atividades, como cultos, jogos, eventos e reuniões públicas e privados de qualquer natureza. Ao final desta data a situação será reavaliada dentro do contexto regional.

Dentre as principais regras a serem observadas pelo comércio e que também devem ter a conscientização e ser respeitadas pelas pessoas, pelos clientes destes estabelecimentos é de higienizar as mãos antes de entrar nos estabelecimentos e respeitar o limite de pessoas por estabelecimento, bem como, manter o distanciamento de dois metros numa eventual fila. Funcionários que tem contato com o público, especialmente caixas e manipuladores de alimentos, deverão usar máscaras. A fiscalização será intensificada a partir da semana que vem pela Vigilância Sanitária.

Dúvidas e/ou esclarecimentos podem ser encaminhadas pelos telefones 3616-2002 ou 3616-2008, assim como eventuais denúncias pelos mesmos telefones para fiscalização da Vigilância Sanitária em horário de expediente ou nos finais de semana via Messenger da Prefeitura.

Regras estabelecidas pelos novos Decretos Estadual nº 55.184 e Municipal nº 2861, e Portaria Estadual SES nº 270, dentre outras:

  • Horário de funcionamento de estabelecimentos: das 8:00 horas às 18:00 horas (mercados até as 18:30 horas);
  • Respeitar o número máximo de pessoas por estabelecimento;
  • Clientes devem higienizar as mãos antes de entrar no estabelecimento;
  • O estabelecimento deverá disponibilizar álcool gel 70% na entrada do mesmo;
  • O estabelecimento deve controlar eventuais filas, observando o distanciamento mínimo;
  • Funcionários que tenham contato direto com clientes, e manipuladores de alimentos devem usar máscara;
  • Bares devem respeitar as regras, evitando principalmente aglomerações;