Programa Berço das Águas é destaque na recuperação de nascentes em Sinimbu

Programa garante a recuperação da nascente e água de qualidade para as famílias envolvidas / Crédito: Arquivo/Prefeitura de Sinimbu

Criado em 2018, o Programa Municipal Berço das Águas completa dois anos nessa sexta-feira, dia 5. Na mesma data também é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para comemorar nada melhor do que divulgar os bons resultados alcançados com o programa. Desde o início, mais de 50 famílias já foram beneficiadas com a recuperação de mais de 30 nascentes, representando mais qualidade de vida para as famílias envolvidas no programa.

De acordo com a Emater, para a grande maioria das famílias sinimbuenses, as nascentes são as únicas fontes de água nas propriedades. “No entanto, existem problemas de degradação causadas por diferentes ações com desmatamento das Áreas de Preservação Permanente e das áreas de recarga hídrica; cultivo agrícola no entorno de nascentes; criação de animais com livre acesso às nascentes e; cultivos em áreas com altas declividades sem o uso de técnicas para minimizar o escorrimento superficial da água e erosão do solo. Essas práticas, implicam na perda da capacidade de infiltração das águas das chuvas que abastecem o lençol freático e comprometem a qualidade da água”, explica a extensionista social da Emater de Sinimbu, Paula Sabrina Mallmann.

Paula frisa que empreender esforços no sentido de preservar o solo e a água nas propriedades promove maior sustentabilidade na agricultura local, qualidade de vida para as famílias usuárias e menor impacto nos recursos ambientais. Ela explica ainda que o município, por sua localização e condições geomorfológicas, é um importante produtor de águas para a sociedade local e regional. Por isso também a importância de se desenvolver e manter um programa como o Berço das Águas em Sinimbu. “Além de preservar as nascentes e garantir água de qualidade para as famílias, o programa possibilitou a compra de reservatórios para as famílias participantes. Essa ação auxiliou muito as famílias durante o período de estiagem”, finaliza Paula.

Sobre o programa Berço das Águas

O programa Berço das Águas apresenta uma proposta que visa promover o uso sustentável da água e do solo, a partir da preservação destes recursos através de técnicas e ações conservacionistas tais como: preservação e recuperação de matas ciliares; proteção e recuperação de nascentes; recuperação e proteção do solo com uso de plantas e; demarcação e implantação de terraços e/ou curvas de níveis.

A Emater, juntamente com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias da Saúde e Bem Estar Social e Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, fazem num primeiro momento visitas para realização de um diagnóstico da situação atual e coleta da água para análise. Após, ocorre a execução das ações de proteção da água e do solo. Parte do recurso utilizado na compra dos materiais usados para a realização dessas ações é reembolsado em 60% pela Prefeitura Municipal. Após a conclusão das ações são realizadas novamente análises da água para verificação da melhoria da sua qualidade.