Vale do Sol recebe kits de irrigação

Créditos: Ass. Com.

Vale do Sol recebeu 14 kits de irrigação para famílias do interior. Os kits foram enviados pelo Governo Estadual, a partir do Programa Segunda Água, e serão entregues para 14 famílias que já foram beneficiadas, na primeira etapa do programa, com a construção de açudes. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Estado, com o auxílio de militares do Exército Brasileiro, realizaram a entrega nesta terça-feira, dia 16. Essa liberação se deu por intermédio do Secretário da SEAPDR Covatti Filho, prefeito Maiquel Silva e vereador Leonir Scherer. Na ocasião da entrega o Secretário Covatti esteve representado pelo Assessor Parlamentar, Alex Teichmann.

Image may contain: plant and outdoor

Com o objetivo de auxiliar as famílias beneficiadas em meio à estiagem, os kits vão servir para levar a essas pessoas as ferramentas necessárias para usufruir dos benefícios de uma irrigação de qualidade na própria propriedade. A entrega dos kits às famílias será feita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/RS-ASCAR, a partir desta semana.

Image may contain: one or more people and outdoor

KITS – Os kits de irrigação são compostos por uma caixa d’água de 1.000 litros, bomba d’água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d’água e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigação de até 1.000m² e todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.

SEGUNDA ÁGUA- O Programa Segunda Água é resultado de convênio entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e tem como objetivo garantir acesso a água para produção no meio rural a populações em situação de vulnerabilidade social, de forma a promover a segurança alimentar e hídrica. A operacionalização é feita com a construção cisternas e micro açudes, e instalação de pequenos sistemas de irrigação. Serão beneficiadas 2,7 mil famílias de 68 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões.