Região aprova cogestão de Distanciamento Controlado

Crédito: Ass. Com.

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) promoveram na manhã desta quarta-feira (29), uma reunião por videoconferência para debater a proposta de cogestão regional do modelo de Distanciamento controlado do Estado, que define semanalmente os protocolos que cada região deve seguir, mediante a cor de bandeiras. A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, e a secretária municipal de Saúde, Sinara Dhiel, participaram da reunião.

Por unanimidade, os prefeitos e representantes dos 16 municípios da região de abrangência da Amvarp e do Cisvale aprovaram a sugestão do Estado, que foi encaminhada pelo governador Eduardo Leite ao presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, na segunda-feira (27).

No texto, o governo reafirma o compromisso de seguir realizando os cálculos semanais do risco de avanço da Covid-19, mas abre a possibilidade de cada macrorregião, caso tenha consenso entre todos os municípios, optar se segue as regras da bandeira definida pelo Estado ou se adota as medidas da bandeira menos restritiva.