SINIMBU, GRAMADO XAVIER, HERVEIRAS E VALE DO SOL SEGUEM COM CRITÉRIOS MAIS LEVES

Crédito: Divulgação

Mesmo com casos abaixo da média regional e até estadual, Sinimbu está classificada na bandeira vermelha, ou seja, em região com alto índice de disseminação de Covid-19. No entanto, juntamente com Gramado Xavier, Herveiras e Vale do Sol, segue com os critérios da bandeira laranja, em função da Regra 0-0. Depois da análise de recursos, o Estado ficou com 302 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 68,1% da população gaúcha (7.719.002 habitantes). Desse total, 130 municípios (incluindo Sinimbu, Gramado Xavier, Herveiras e Vale do Sol) não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 5,4% da população gaúcha (613.419 habitantes).

As prefeituras dessas cidades se adequam à chamada Regra 0-0 e podem, portanto, adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, por meio de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

A Região 28 (encabeçada por Santa Cruz do Sul) teve o recurso negado pelo Governo do Estado dentro do modelo de Distanciamento Controlado. O mapa definitivo foi divulgado na tarde desta segunda-feira (24).

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) deve solicitar a cogestão para amenizar o rigor das exigências. Nesta terça-feira (24), os prefeitos emitirão decreto e a proposta deve ser analisada pelo Governo do Estado em 48 horas.