Secretaria de Saúde divulga balanço de atendimento no Novembro Azul

O Novembro Azul terminou e a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu divulgou um balanço dos atendimentos realizados nas unidades de saúde no município. Durante o mês, atendimentos foram realizados com foco na saúde do homem, pensando na prevenção de doenças e conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde masculina.

Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, a avaliação dos atendimentos ao longo do mês é positiva, levando em consideração a adesão dos homens ao cuidado de sua saúde. “É importante destacar que estes cuidados devem ocorrer de forma periódica e sempre que necessária para uma boa qualidade de vida”, revela Sinara.

Ao total, 540 homens foram atendidos nos Postos de Saúde do ESF Rio Pequeno e Linha Almeida, ESF Pinhal e ESF Central e Unidade de Saúde Central. Tais atendimentos foram direcionados para além da assistência, mas também a prevenção dos agravos em que os homens estão sucessíveis, com solicitação de exames de rotina como forma de diagnóstico precoce e prevenção. No ESF Rio Pequeno, por exemplo, com o objetivo de alertar para os cuidados com a saúde do homem de uma forma geral e com os riscos do câncer de boca, foram realizado dois dias de atendimentos voltados exclusivamente ao homem e assim ampliou-se o acesso de consultas e exames voltados para o público masculino para celebrar o Novembro Azul.

Nos dias 12 e 13 novembro, a dentista Carla Schwengber atendeu 13 homens em suas consultas odontológicas para avaliação de câncer bucal. Ela relata que a lesão de boca mais comum encontrada nos homens avaliados (04 pacientes) foi a Quelite Actínica crônica que é uma ceratose actínica localizada no vermelhão do lábio. Conforme a dentista, isso ocorre pois a exposição solar crônica pode, ao longo dos anos, não apenas causar danos à pele, mas também prejuízos ao lábio inferior, tornando a região labial alterada mais susceptível ao desenvolvimento de um câncer de lábio.

Além disso, os homens foram orientados a utilizar protetor solar labial de fator no mínimo 30 e a utilizar chapéu para proteção do rosto e dos lábios. “Este cuidado é de crucial importância, devido ao potencial de transformação maligna (transformação em câncer nos lábios)”, completa a dentista.