Distanciamento: região desiste de recurso

Os prefeitos do Vale do Rio Pardo não ingressaram com recurso contra a classificação preliminar do distanciamento controlado divulgada pelo governo do Estado nessa sexta-feira (11). A partir desta terça-feira (15), a região 28, referenciada por Santa Cruz do Sul, continuará pela terceira semana consecutiva em bandeira vermelha, que é quando há risco alto relacionado à Covid-19.

O governo do Estado afirma que o momento é de extremo alerta. O Rio Grande do Sul observou aumento em quase todos os indicadores monitorados. Houve elevação, nos últimos sete dias, de 14% nas hospitalizações por Covid-19 (de 1.174 para 1.338 casos). Elas alcançaram o maior número desde o início do monitoramento. Também é o número mais elevado de óbitos e de pacientes em UTI e em leitos clínicos. As mortes cresceram 15% nesta semana, chegando a 409 registros. Como resultado, há o menor número de leitos livres (407) no Estado, bem como a menor razão de leitos livres para cada ocupado (0,44), que baixou de 0,5 também pela primeira vez. Por isso, o governo do Estado reforça a necessidade de a população seguir os protocolos e as regras sanitárias estabelecidas pelo modelo.

O sistema de gestão compartilhada do modelo de distanciamento segue suspenso até esta segunda-feira, 14, quando o Piratini deve anunciar novidades. Também na segunda haverá a reunião semanal do Gabinete de Crise, onde serão analisados os pedidos de recurso encaminhados pelas regionais e definido o mapa de risco válido para o restante da semana.