Semana Diferente encanta os participantes das oficinas na Biblioteca Municipal

Crédito: Divulgação

As Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo e de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu estão desenvolvendo oficinas diárias na Biblioteca Municipal, integrando crianças e adolescentes. Durante essa semana, a programação está sendo especial, tendo em vista o Natal e final de ano. Durante a Semana Diferente, os participantes estão recebendo a visita do Papai Noel e realizando atividades especiais, como a decoração de bolachas.

Crédito: Divulgação

Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Ani Cristina Vogt Staub, a programação da semana é composta por cinema com filme de Natal, visita do Papai Noel, momento de cantoria com músicas natalinas, entrega dos presentes que foram apadrinhados pela comunidade, entrega de pacotinho de bolachas natalinas enfeitadas pelos participantes das oficinas, lanche especial, confecção de cartões natalinos e entrega da foto feita para cada criança ou adolescente com imã de geladeira. “No período de 21 a 31 de dezembro será dada uma pausa nas atividades. O retorno será em 4 de janeiro. Por isso estamos desenvolvendo essas atividades nesta semana. O objetivo é tornar o final de ano especial para estas crianças e jovens que participam dessas atividades”, explica Ani.

A mãe Letícia Franciele Carvalho está acompanhando a filha Bianca na tarde de hoje e relata que a mesma está adorando a programação. “É difícil alguém fazer algo diferente assim como estão fazendo com nossos filhos aqui. Para a Bianca está sendo muito bom, pois ela está participando de uma forma que nunca havia participado. Como mãe é muito bom ver um filho da gente interagindo com outras crianças e participando de atividades como pintar bolachas de Natal”, comemora Letícia.

Crédito: Divulgação

As professoras Dilamara Aparecida Brum e Janete Froemming, contam que, no total, 47 crianças e adolescentes participam das atividades desenvolvidas na Biblioteca Municipal. “A gente programou uma semana diferente e eles estão gostando muito. Precisamos agradecer aos padrinhos que nos auxiliaram com as cartinhas do Papai Noel. Com certeza essa semana está sendo muito especial para essas crianças”, afirma Dilamara. “Pensamos em fazer algo diferente justamente para que entrassem no clima natalino. No caso das bolachas decoradas por eles, tenho certeza que a cada uma que saborearem, irão lembrar dos momentos que estiveram empenhados pintando e decorando. Cada atividade foi realizada respeitando o tempo e o nível dos participantes, dentro das suas possibilidades”, completa Janete.

Sobre o projeto

O projeto Espaço inclusão: desafios e possibilidades! iniciou em setembro e é desenvolvido na Biblioteca Municipal e também no Posto de Saúde Central através das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo e de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu. O público alvo são crianças, adolescentes e jovens, com deficiência física, necessidades educacionais especiais, dificuldades de aprendizagem e/ou de vulnerabilidade social, residentes no município de Sinimbu.

O objetivo geral é ofertar aos participantes um espaço de inclusão, convívio e vínculo para o desenvolvimento de habilidades, socialização e melhora da autoestima através da participação em diferentes atividades oferecidas em forma de oficinas pedagógicas e atendimentos com especialistas da área, mantendo assim a qualidade de vida dos participantes e melhorando o seu aprendizado. A metodologia usada é a realização de Oficinas Pedagógicas de Música, Arte, Informática e Hora do Conto, com atendimento semanal em espaços específicos da Biblioteca Municipal Afonso I. Swarowsky e de forma individual, conforme cronograma específico.

Além das oficinas os participantes também são atendidos por serviços especializados conforme a necessidade: psicopedagoga, fonoaudióloga, psicóloga e fisioterapeuta, num trabalho conjunto das Secretarias envolvidas.