Dada a largada para vacinação contra a Covid em Sinimbu

Na manhã desta quarta-feira (20), oficialmente inicia a vacinação contra a Covid-19 em Sinimbu. As primeiras doses são aplicadas seguindo rigorosamente o cronograma e os critérios estabelecidos pelo governo Federal e do Estado do RS. O Município nessa primeira fase irá imunizar 70 pessoas (número de doses enviadas pela 13ª Coordenadoria Regional da Saúde). As pessoas a serem vacinadas nesse primeiro momento são de grupos prioritários e que trabalham diretamente na linha de frente da Covid no Município. Além dos idosos com mais de 60 anos internos da ILPI, que funciona junto ao Hospital de Sinimbu.

É importante salientar que o quantitativo não será suficiente para encerrar a primeira etapa da vacinação, e mesmo nesse grupo ainda terá pessoas que irão receber a vacina em um segundo momento, conforme a disponibilidade do Ministério da Saúde para o Município. Portanto, as salas de vacinas não serão abertas para vacinação geral da população para Coronavírus. Assim que as próximas fases vão seguindo, novas orientações serão publicadas para a população a ser vacinada.

A vacina será aplicada em duas doses, sendo que a segunda dose deverá ser aplicadas de 14 a 21 dias após a aplicação da primeira dose. “A cidade está preparada para a vacina. Acreditamos que este é o caminho para
salvar vidas e a economia. A vacina reduz a mortalidade e o agravamento da doença, mas não a transmissão. Por isso, é fundamental que a população siga respeitando as medidas de distanciamento e prevenção”, declara a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes.

A primeira pessoa a ser imunizada foi a técnica de Enfermagem, que está na linha de frente, com 15 anos na função, Angelita Rodrigues. Também foi vacinada Lili Olivia Bugs, de 88 anos, da ILPI do Hospital de Sinimbu, Lar de Longa Permanência.