Emei Criança Feliz recebe os alunos a partir da próxima quarta (17)

Depois de um 2020 completamente diferente do planejado, 2021 está iniciando com a retomada de atividades que haviam sido suspensas devido à pandemia de Covid-19. Mesmo diante da continuidade do coronavírus, as aulas presenciais serão retomadas, sendo que a Emei – Escola Municipal de Educação Infantil – Criança Feliz de Sinimbu reabre para os alunos na próxima quarta-feira (17).

Crédito: Aline Haag

O retorno acontece seguindo todos os protocolos de segurança e respeitando todas as medidas de prevenção à Covid-19. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, ao longo desta semana ocorreram reuniões buscando estruturar o COE-E – Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação das Instituições de Ensino – da Emei Criança Feliz, em conformidade com o COE Municipal.

O secretário Municipal de Educação, Rafael Schultz, detalha que reuniões foram realizadas entre a Administração Municipal, equipe da Secretaria de Educação e pais dos alunos, com objetivo de planejar o retorno seguro dos alunos, esclarecer dúvidas e orientar sobre a forma com que esse retorno irá acontecer. “O COE-E da Emei elaborou o seu Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do novo Coronavírus e esse plano foi apresentado na manhã desta quinta-feira (11), ao COE Municipal. O plano foi aprovado e o COE Municipal acompanhará o mesmo, para que daqui a duas semanas possamos reavaliar essa retomada das aulas na Emei”, explica.

Rafael lembra que a reunião realizada na semana passada com os pais dos alunos da Emei já orientou e tranquilizou os mesmos sobre os cuidados que serão tomados. “A Emei irá funcionar de forma integral das 7h às 18h30, seguindo os protocolos de higienização e respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre cada aluno nas salas de aula. Tenho certeza que a diretora Marli Buboltz, todos os professores, as serventes e também os estagiários/monitores estarão prezando por um retorno tranquilo, garantindo a segurança de todos os alunos”, frisa o secretário.

Importante destacar que o COE Municipal tem a função de dispor sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle ao novo coronavírus (Covid-19) a serem adotadas por todas as instituições de ensino no âmbito do Rio Grande do Sul. Além dele, cada escola deverá ter o seu COE-E para a elaboração do seu Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do novo coronavírus, que será acompanhado pelo COE Municipal. Em Sinimbu, o COE Municipal é formado por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, CRAS, profissionais da educação pertencentes a Educação Infantil e Ensino Fundamental, profissional da educação da Rede Estadual de Ensino, Comdica, Conselho Municipal de Educação, pais de alunos de Escola Multisseriada, Escola com Ensino Fundamental Completo, Escola de Educação Infantil e Escola Estadual, e Setor Jurídico.

Crédito: Aline Haag

Retorno das Escolas Municipais de Ensino Fundamental

Com relação as Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental –, o secretário Rafael detalha que, seguindo o Plano de Ação da Secretaria de Educação, estão sendo estruturados os COE-Es de cada escola. Vale lembrar que o COE-E das instituições de ensino são compostos por representantes da Direção da Escola, Comunidade Escolar (professor, secretário de escola, pai ou estudante), e representante da área da higienização. O retorno dos alunos deve ocorrer na primeira quinzena de março.