Município adere ao Programa Prefeito Amigo da Criança

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou nesta segunda-feira (22), o termo de adesão do Programa Prefeito Amigo da Criança, da fundação Abrinq, edição 2021-2024. A assinatura do termo é a confirmação do empenho da gestão municipal em garantir políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes do nosso município.

Sobre o programa

O Programa Prefeito Amigo da Criança, que iniciou em 1996, fortalece a ação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e consequentemente mecanismos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os princípios do programa, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.

Para isso, o programa ajuda na avaliação da realidade de cada cidade e na identificação de prioridades de ação. Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos. A certificação do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, que este ano chega a sua 7ª edição, considera o engajamento nas políticas sociais, impulsionando avanços na defesa dos direitos e promoção de qualidade de vida da criança e adolescente.

Crédito: Aline Haag