Sinimbu retoma aplicação de 1ª dose da vacina contra a Covid

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu está confirmando a retomada da vacinação contra a Covid-19 neste sábado (17). A aplicação de 1ª e 2ª dose de vacinas acontecerá no centro de Sinimbu, junto ao pátio da Comunidade Católica, das 8 horas às 13 horas, para todos os idosos com 60 anos ou mais. Vale lembrar que para se vacinar será necessário ter em mãos um documento pessoal (Cartão SUS ou CPF), comprovante de residência e a carteirinha de vacinas, se o idoso possuir.

Conforme a secretária de Saúde Sinara Dhiel, o município receberá novas doses na tarde de hoje, dia 16. “Com as novas doses, poderemos retomar a aplicação da 1ª dose da vacina no centro de Sinimbu. Nos Postos de Saúde do interior não haverá vacinação neste sábado. Neles a vacinação segue durante a semana que vem, conforme agendamento dos pacientes”, frisa Sinara.

Vacinação solidária

Segue também a campanha Vacinação Solidária, através da qual a comunidade pode doar alimentos não perecíveis destinados para a população em situação de vulnerabilidade social no Município. As doações podem ser entregues nos locais de vacinação.

Vale lembrar que a doação não é obrigatória. Todos os idosos com 60 anos ou mais serão vacinados. Porém, quem quiser colaborar estará auxiliando as famílias do Município que necessitam de auxílio em meio a pandemia. A comunidade em geral também pode participar da campanha.

Sobre a vacinação

Para a vacinação é preciso levar um documento pessoal (Cartão SUS ou CPF), comprovante de residência e a carteirinha de vacinas, se o idoso possuir. Pacientes que fazem tratamento contra o câncer ou para doenças autoimunes devem ter também uma autorização médica para receber a vacina contra a Covid. Da mesma forma, os idosos que já contraíram o vírus da Covid-19, antes de se vacinar devem consultar com a equipe de saúde para avaliação se podem fazer a vacina ou não, uma vez que a vacina não pode ser feita com infecção ativa.

Importante destacar ainda que a vacinação é composta de duas doses. Aqueles que já receberam a primeira dose devem ficar atentos ao prazo indicado na carteira de vacinação para se imunizar com a segunda dose. Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe do Posto de Saúde Central pelo telefone (51) 3708 1115.