Reunião avalia aulas remotas nas Escolas Multisseriadas

A equipe de coordenação pedagógica da SMECT – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo – de Sinimbu esteve reunida na manhã de hoje, dia 29, com as professoras das Escolas Multisseriadas do Município. Em pauta, esteve o diagnóstico de aprendizagem aplicado nos alunos durante as primeiras semanas de aulas remotas e a avaliação das atividades que estão sendo desenvolvidas.

Durante a reunião ocorreu a entrega do relatório elaborado, a partir das avaliações diagnósticas aplicadas. Com o início do ano letivo no formato remoto, os professores tiveram a preocupação de verificar o aprendizado de cada aluno. E a partir disso, foi elaborado um estudo sobre a flexibilização curricular que consiste em definir as habilidades focais na Base Nacional Comum Curricular, tendo como base os mapas de foco do Instituto Reúna. Também foram elencadas as habilidades focais no Documento Orientador Municipal (DOM), relata a coordenação.

Ainda no decorrer do encontro, as professoras participaram de um momento de intervenção, através do qual foi possível dar continuidade ao planejamento da 5ª remessa de Atividades Pedagógicas Não Presenciais, que serão entregues na próxima semana. “É muito importante ter esses momentos, uma vez que é através deles que as professoras das Escolas Multisseriadas têm a possibilidade de compartilhar com a SMECT suas expectativas, facilidades e pontos a serem aprimorados durante a elaboração das propostas pedagógicas. Foi uma manhã muito produtiva, sendo que ficou clara a preocupação especial que as professoras estão tendo principalmente com as crianças que estão iniciando o processo de leitura e escrita, elaborando atividades lúdicas e divertidas”, pontua o Secretário de Educação, Rafael Schultz.

Além do Secretário de Educação, participaram da reunião as coordenadoras pedagógicas Tânia Molz, Daiane Rech e Fátima Wink Bohnen e as professoras das Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Ipiranga, Padre José de Anchieta, Adolfo Boettcher, Padre Manoel de Nóbrega e Luiz Fredrich.

DEMAIS ESCOLAS

No decorrer desta semana, a equipe da SMECT também esteve nas escolas Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima, Carlos Boettcher Filho e Guararapes para acompanhar o andamento das atividades nos educandários. “Foi possível constatar a qualidade do trabalho pedagógico que está sendo elaborado e enviado para os alunos da rede municipal de ensino. É importante salientar o quanto tem valor e quanto é fundamental o apoio e incentivo das famílias que estão auxiliando os seus filhos durante as aulas remotas”, frisa o Secretário de Educação. “Muitos pais estão entrando em contato com os professores ou buscando auxílio até mesmo junto a vizinhos, com objetivo de esclarecer as dúvidas dos filhos. O aluno está sendo protagonista durante esse processo de aprendizagem de forma remota”, finaliza Rafael.