Magistério: Câmara aprova polêmico projeto de revisão do Plano de Carreira

Crédito: Reprodução

A 14° Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Sinimbu, realizada na noite desta terça-feira (4) contou com a aguardada votação sobre um polêmico projeto que tomou conta dos debates entre Prefeitura, Câmara de Vereadores e a classe dos professores no Município.

A revisão do Plano de Carreira do Magistério gerou manifestações dos professores da rede municipal em Sinimbu.

O Projeto de Lei Ordinária Nº 009/E/2021, que altera a Lei nº 709, de 11 de dezembro de 2003 que trata do plano de carreira dos professores municipais, acabou sendo aprovado. O resultado da votação já repercute nas redes sociais.

Crédito: Reprodução

Votaram a favor Joel Dirceu Fischer (DEM), Ricardo Dittberner (PL), Roque Folmer (DEM) e Ruben Preuss (PL), além do presidente Fritsh (PTB). Foram contra Cesar Zitzke (PSB), Kelli Fagundes (MDB), Lilian Carvalho (PTB) e Wilson Molz (PSB).

O que é?

O projeto reduz os aumentos salariais dos professores a cada mudança de classe. Ou seja, na prática, limita a R$ 400,00 de acréscimo no último avanço, entre as classes E e F.

A Prefeitura chegou a divulgar uma nota argumentando que a mudança seria necessária para equilíbrio das contas públicas e que a folha salarial da categoria têm crescido acima da disponibilidade de recursos.

Já os professores defendiam que a proposta foi construída sem que a categoria fosse trazida para debate a respeito. Além disso, os benefícios não seriam reajustados de acordo com a inflação, reduzindo o poder aquisitivo dos profissionais.

Durante a reunião, um grupo de professores realizou manifestação contra a aprovação da proposta, mais uma vez.

Crédito: Reprodução

Confira como foi a sessão: