Conheça as vacinas contra a Covid-19 que estão sendo aplicadas em Sinimbu

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu está conscientizando a população sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. Recentemente, imagens foram lançadas nas redes sociais falando sobre a importância de se vacinar, independente do tipo de vacina a ser aplicada. Hoje, a equipe responsável pela vacinação esclarece um pouco mais sobre a composição de cada uma das vacinas disponíveis em Sinimbu.

Conforme a Secretaria, as vacinas contra a Covid-19, tanto uma quanto a outra, visam despertar o sistema imunológico e antecipar o processo de produção de anticorpos naturalmente contra a doença, defendendo o organismo quando encontrar o vírus ativo e evitar o desenvolvimento da Covid-19. Nenhuma delas pode desenvolver a doença. Todas estimulam sistema imunológico.

É importante ressaltar que a vacina não vai impedir o individuo de contrair o vírus. Mesmo estando vacinado, ainda pode-se pegar a doença. A vacina vai estimular o organismo a produzir defesas, assim prevenindo de sintomas fortes, casos mais graves, necessidade de internações hospitalares e a morte pela doença. Confira abaixo os detalhes de cada imunizante que Sinimbu possui.

CORONAVAC

A vacina CoronaVac contém o antígeno do vírus inativado SARS-CoV-2. Trata-se do próprio vírus, só que inativo. Dessa forma, o organismo reconhece o vírus através da vacina. Como ele é inativado, não é capaz de produzir a doença, apenas estimular o sistema imunológico a produzir defesas. Os estudos de soro conversão da vacina adsorvida Covid-19 (Inativada), demonstraram resultados de eficácia, para casos graves, superior a 97% em participantes que tomaram as duas doses da vacina. A CoronaVac é feita na via intramuscular e a dose aplicada é de 0,5ml.  O frasco contém 10 doses de vacina, com validade de 8h após aberto.

ASTRAZENECA/OXFORD

A vacina Covid-19 (recombinante) desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Oxford em parceria com a Fiocruz é uma vacina que contém partículas virais do vetor adenovírus recombinante de chimpanzé. Este vacina contém partículas do vetor viral, fazendo com que o organismo crie anticorpos para a defesa. Os estudos de soro conversão da vacina Covid-19 (recombinante) demonstraram resultados de eficácia, para casos graves, em ≥ 98% dos indivíduos que completaram o esquema de duas doses com intervalo de 12 semanas. A vacina AstraZeneca/Oxford é aplicada também por via intramuscular, com dose de 0,5ml. O frasco que contém cinco doses têm validade de 48h após aberto e o frasco que contém 10 doses tem 6h de validade após aberto.

PFIZER

Já a vacina do laboratório Pfizer, carrega o código genético do vírus. No momento que entra no organismo, induz o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a doença. Esta vacina apresentou 97% de eficácia contra casos sintomáticos, necessidade de internação ou morte pela             Covid-19. O Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Vacinação contra a Covid-19, estabeleceu e recomenda o intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose da vacina Comirnaty (Pfizer/Wyeth). A vacina da Pfizer é mantida sobre ultracongelamento (-80º a -60ºC), sendo que na região este estoque é feito na Universidade de Santa Cruz do Sul. Após descongeladas, podem ser mantidas entre 2º a 8º graus (câmaras normais de vacinas) por 31 dias. A vacina é aplicada por via intramuscular, com dose de 0,3ml e é distribuída em frascos multidose, contendo 6 doses em cada frasco com duração de 6h de validade após aberto.