Vacinação contra Covid: Sinimbu recebe mais 294 doses

A Secretaria da Saúde (SES) irá distribuir, na próxima segunda-feira, nova remessa com 325.195 doses de vacina contra a Covid-19 às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS). Desse total, 86.800 são Pfizer e 122.850, AstraZeneca – destinadas para a primeira dose (D1), recebidas nesta sexta-feira e previstas para chegarem na manhã deste sábado (7). Para Sinimbu, a previsão é de 294 doses no total, sendo 120 da AstraZeneca e 174 da Pfizer.

Crédito: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Outras 115.545 doses de AstraZeneca estavam reservadas há mais tempo na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, e serão distribuídas agora para quem alcançar o período da segunda aplicação (D2).

Desta vez, todo o transporte das cargas de vacinas será realizado por via terrestre. Cada coordenadoria deverá enviar um veículo para retirada das doses na Ceadi a partir das 13h30 de segunda-feira.

A SES e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) definiram, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta sexta (6), a destinação das doses recebidas pelo Estado entre sexta-feira (6) e sábado (7).

Os imunizantes destinados para a primeira dose serão distribuídos de forma igualitária aos municípios para a ampliar a campanha de vacinação por faixa etária. Frascos de AstraZeneca, Pfizer e Janssen ficarão reservadas na Ceadi para distribuição posterior, podendo ser usado em possíveis ajustes no andamento da imunização.

Às 18h15 desta sexta-feira (6), avião vindo do aeroporto de Guarulhos (SP) pousou em Porto Alegre com 162.630 doses de Pfizer e 3,7 mil doses de Janssen enviadas pelo Ministério da Saúde. No fim da noite, está prevista a chegada de outro avião, vindo do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com 137,5 mil doses de AstraZeneca.