Sinimbu inicia hoje aplicação da dose se reforço contra a Covid-19

Seguindo as orientações e dados do Ministério da Saúde, o município de Sinimbu, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, inicia hoje, dia 13, a aplicação da 3ª dose da vacina da Covid-19, chamada de dose de reforço. A vacina será aplicada em todos os idosos com 70 anos ou mais que receberam a 2ª dose ou dose única há pelo menos seis meses pessoas com alto grau de imunossupressão, vacinadas com a 2ª dose ou dose única há pelo menos 28 dias.

A decisão de aplicar uma 3ª dose leva em consideração diversas pesquisas e tem como objetivo melhorar a imunização da população contra a Covid-19. Além dos idosos com 70 anos ou mais, poderão receber a dose de reforço as pessoas com alto grau de imunossupressão (veja abaixo). Para este público, o intervalo para a realização da 3º dose é de 28 dias após a 2ª dose ou dose única. Nestes casos também é necessário apresentar algum documento de comprovação (laudo médico, exames, receita, etc.).

A 3º dose a ser aplicada será realizada com a vacina Pfizer, independente da vacina recebida anteriormente. A Secretaria de Saúde lembra que a vacina da Covid precisa ter no mínimo 15 dias de intervalo de qualquer outra vacina realizada.

A vacinação da 3º dose inicia em Sinimbu hoje em todos os Postos de Saúde do município. No Posto de Saúde Central a vacinação acontece das 8h às 11h30 e das 13h ás 17h, por ordem de chegada, não sendo necessário agendar. No ESF Rio Pequeno e UBS Linha Almeida, a vacinação acontece apenas por agendamento pelo telefone (51) 99985 6967 ou Whatsapp (51) 9989 7092. Já no ESF Pinhal Santo Antônio, a aplicação também deve ser agendada pelo telefone: (51) 99701 8826 ou pelo Whatsapp (51) 9775 8369. Importante lembrar que é necessário levar um documento, de preferência o CPF ou Cartão SUS, e a carteirinha de vacinação.

Quem pode receber a vacina:

  • Pessoas com 70 anos ou mais (necessário ter recebido a 2ª dose ou dose única há pelo menos 6 meses);
  • Pessoas com imunodeficiência primária grave (necessário ter recebido a 2ª dose ou dose única há pelo menos 28 dias);
  • Pessoas em tratamento com quimioterapia contra o câncer (necessário ter recebido a 2ª dose ou dose única há pelo menos 28 dias);
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras (necessário ter recebido a 2ª dose ou dose única há pelo menos 28 dias);
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 (necessário ter recebido a 2ª dose ou dose única há pelo menos 28 dias).