Operação contra esquema de indenizações contra concessionária tem etapa em Sinimbu

Crédito: PC

Um homem que a investigação policial indica ser autor de golpes contra a RGE e clientes foi alvo de uma operação na manhã desta quarta-feira. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Sinimbu, Gramado Xavier, Boqueirão do Leão e Herveiras. A ação foi comandada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os de Serviços Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Com o nome de “Operação Falsários”, a ofensiva teve como alvo um morador de Gramado Xavier que deve responder por estelionato. A ação policial ainda mirou outras cinco pessoas, que seriam da mesma família.

Crédito: PC

O objetivo da operação foi desarticular o grupo que praticava golpes por meio de pedido de indenizações por falta de energia elétrica. O esquema chegou a criar empresas para o bando superfaturar os valores.

Cada vez que faltava energia elétrica, o investigado procurava pessoas sem conhecimento, conseguiu procurações e entrava com a documentação. Ainda segundo a Polícia, os demais integrantes do grupo abriam empresas, utilizadas para a emissão de laudos.

A RGE suspeita que o estelionatário começou a agir em 2017 e estima mais de R$ 1 milhão em prejuízo.

Foram apreendidos ainda documentos e computadores.

Confira registro dos bastidores da operação: