Consciência Negra é tema de estudo nas escolas da rede pública de Sinimbu

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Em calendário escolar da Rede Municipal de Ensino de Sinimbu, a Lei 11.645/2008 institui a Semana da Consciência Negra, e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diante disso, o ensino da história e das culturas africanas e afro-brasileiras são parte do currículo em movimento, ampliando o tema para discussão da cidadania, direitos humanos e diversidade ao longo de todo o ano. No mês de novembro, as escolas intensificam as ações sobre o tema.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Fátima, de Pinhal Santo Antônio, a professora Roberta de Fátima Ferreira, na turma do 1º Ano A, por meio da literatura, desenvolveu uma proposta bastante interessante a partir da obra: Menino de todas as cores. Também na Educação Infantil, a professora Isabel Oliveira da Silva Borges explorou a obra: As cores de cada um.

A Educação Infantil da Emef Nossa Senhora da Glória, no centro de Sinimbu, buscou nas obras literárias infantis inspiração para levar o tema da Consciência Negra aos alunos das turmas: Integral nível A, turno tarde com a professora Leila Cristina Jackisch Kappel; e turma do Nível A, turno manhã com a professora Silvana Betina Junkerr. No 5º Ano, a professora Rosália Henn, nas aulas de Arte desafiou a sua turma para produzirem releituras de obras de artistas africanos.

Nos Anos Finais, a professora Anita Ana W. Brandenburg nas aulas de Língua Portuguesa procurou percorrer a proposição nos contos populares afro-brasileiros com as turmas de 6º (B) e 7º Anos (A, B e C). Na mesma Escola, a professora Sandra Regina de Lima, no componente de História promoveu um estudo sobre os Reinos da África Islamizados, com as turmas de 7º Anos (A e C), levando um pouco da arte do bogolans (arte em tecido tradicional africano).

As escolas multisseriadas da rede, Emefs Adolfo Boettcher, em Alto Sinimbu; Padre José de Anchieta, em Linha Rio Grande; e Luiz Fredrich, em Linha Branca; enfatizaram a riqueza cultural dos povos africanos por meio de histórias africanas, arte visual, rendados e outros, típicos das manifestações artístico-culturais afro-brasileiras.

LIVE NAS ESCOLAS PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS

Para avivar ainda mais esta temática, está agendada uma live no dia 16 de dezembro, às 10 horas e às 15h30 para professores e turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, abordando “As Relações Étnico-Raciais”, com Vera Lúcia da Silveira, integrante do Conselho Municipal pela Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), de Santa Cruz do Sul. A intenção é disponibilizar o link para que nas escolas ocorra o acesso e a participação, virtual, nesse evento.

Segundo o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Rafael Schultz, diante dos trabalhos realizados nas escolas, é possível afirmar que são passos na construção de uma escola diversa e acolhedora. “Criar diálogos com os alunos com temáticas como desigualdade racial e representatividade muito contribui para uma formação ainda mais completa, com crianças e jovens mais conscientes sobre suas ações na sociedade e que respeitem as diversidades”, destaca o secretário.