Indústria confirma estabilidade nas contratações de safreiros

A direção da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo), acompanhada de sindicatos filiados, reuniu-se com a representação do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), para realizar a avaliação da safra atual na indústria. Do encontro, realizado em Santa Cruz do Sul, saiu a confirmação de que a projeção inicial da safra – que previa um crescimento de 10% de aumento no volume de contratações temporárias – não irá se confirmar. O atraso na comercialização e entrega do produto é apontado como consequência pela indústria.

Crédito: Nascimento MKT/Divulgação

O presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, explica que a audiência contou com lideranças do SindiTabaco e das indústrias processadoras que têm a data-base de reajuste salarial em dezembro. “A pauta previa um alinhamento prévio, proposta por nós, Federação, uma vez que a safra está tendo um comportamento atípico. O SindiTabaco confirmou que não haverá crescimento nas contratações como se previa. No melhor dos cenários iremos repetir o desempenho da temporada passada”, explica o presidente.

Entre os motivos para a não confirmação da previsão de 10% de incremento nas vagas, retomando os patamares das contratações antes da pandemia da Covid-19, está, por parte da indústria, o atraso na chegada de matéria-prima nas esteiras de produção. “Foi uma reunião altamente profissional, muito produtiva, que não só nos permite tratar sobre o atual momento, mas sim, alinhar discussões e planejamentos para todo o ano, com vistas inclusive à próxima safra”, pontua Baptista Júnior.

Participaram do encontro os representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Rio Negro, do município de Rio Negro (Sitifumo), no Paraná, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo do Alto Vale do Itajaí (Sintifavi), de Santa Catarina e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa). No lado da indústria, além do SindiTabaco, participaram diretores da Tabacos Marasca, Aliance One e CTA Tabacos, do município de Venâncio Aires, Universal Leaf, Premium Tabaco, ATC, de Santa Cruz do Sul.

Agenda positiva inédita

Crédito: Nascimento MKT/Divulgação

Proposta pela Fentifumo, ainda no ano de 2021, a agenda representativa com a indústria e o SindiTabaco, realizada em Santa Cruz do Sul é um fato inédito na história das negociações entre entidade de classe e empresas. Além da análise da safra em curso, a pauta do encontro tratou de temas sensíveis aos benefícios dos trabalhadores, antecipando, pela primeira vez em mais de 70 anos de sindicato, temas das negociações coletivas de 2022. “Participação em resultados, adicional noturno, reajuste de vale-alimentação já foram temas abordados, com quase um semestre de antecipação. Isto faz parte deste novo alinhamento das entidades, lideradas pela Fentifumo e seus sindicatos”, diz Gualter Baptista Júnior, que também preside o Stifa.

Ainda dentro da agenda com a indústria, representantes da BAT Brasil (ex-Souza Cruz), estiveram na sede do Stifa, reunidos com as lideranças locais e de Santa Catarina e Paraná. O encontro, ocorrido dentro do mesmo escopo das demais fumageiras, antecipou os temas das negociações coletivas do ano. “Tratou-se também, de forma muito especial, da safra atual e das dificuldades do atual momento, tanto no que se refere às equipes de campo, quanto nos reflexos dentro da indústria. Dentro desta ideia de alinhamento, promovemos este segundo encontro, igualmente de alto nível profissional e extremamente produtivo”, complementa o presidente do Stifa e da Fentifumo.