Sinimbu lança Manual de Podas Urbanas

A Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, juntamente com o Departamento Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente, está lançando um Manual de Podas Urbanas. O objetivo do material é orientar e conscientizar a população sobre a importância da poda correta em árvores localizadas no perímetro urbano. Confira abaixo:

  • Quando fazer? A melhor época é na dormência do vegetal. No geral, ocorre entre maio e agosto. Mas fique atento: cada espécie pode ter a sua melhor época de acordo com a sua fenologia.
  • Quem pode fazer? Nas vias públicas, a poda pode ser realizada APENAS pela Prefeitura e por órgãos autorizados pela mesma. Dentro das propriedades privadas é responsabilidade do proprietário realizar a poda, sendo que deve ser observado que é PROIBIDA a poda drástica. Caso tenha dúvidas de como realizar a poda correta, contrate um profissional habilitado.
  • Tipos de Poda:

PODA DE FORMAÇÃO OU CONDUÇÃO: realizada na fase jovem da árvore para a condução do formato adequado do crescimento por meio do corte dos galhos mais finos e remoção de galhos inadequados, pensando no futuro da árvore.

PODA DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO: utilizada na fase adulta da árvore. É feita quando se deseja a retirada de galhos vivos, mortos, com ataque de parasitas, galhos velhos e inadequados. De certa forma, as principais árvores que necessitam este tipo de poda são aquelas que não passaram pela poda de formação adequadamente.

PODA DE EMERGÊNCIA: é empregada para remover partes da árvore que colocam em risco iminente a integridade física das pessoas e do patrimônio público ou particular, como ramos que se quebraram durante a chuva ou vento forte.

PODA DE CONFORMAÇÃO OU LIVRAMENTO: Serve para retirada de galhos e ramos que interferem em edificações, telhados, iluminação pública, derivações de rede elétrica e telefônica. Deve-se levar em conta o equilíbrio da planta.

  • Sobras da poda: Antes de colocar na via pública, marque um horário para a coleta do resíduo.
  • Se você deseja cortar uma árvore nativa na sua residência é necessário realizar um pedido no Departamento Municipal de Meio Ambiente. Para saber como, entre em contato pelo telefone (51) 3708 1280 ou (51) 3708 1313. Cortar árvores sem a devida autorização é crime passível de multa.
  • As podas devem ser realizadas com equipamentos adequados, não podendo exceder 50% da copa da árvore. A poda deve ser realizada de forma harmônica, a fim de não causar danos estruturais na árvore.