Entidades convocam fumageiras para obter respostas sobre a comercialização

Crédito: Afubra

O atual momento da comercialização da safra 2021/2022 de tabaco e o descontentamento e frustração que vem gerando entre os fumicultores fez com que a comissão representativa dos produtores de tabaco – formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – marcasse reuniões com as empresas fumageiras para a próxima semana (veja agenda abaixo).

Serão 10 empresas reunidas, de forma individual e por videoconferência, com os representantes das entidades. A pauta compreende o debate na busca de soluções para a compra de todo o tabaco, a dispensa de multa, o estabelecimento de apuração do custo de produção em conjunto entre entidades e cada empresa para o início da negociação de preço para a safra 2022/2023 e para a implantação da compra de tabaco com folha solta.

Para a Afubra, o atual momento de comercialização compromete todo o sistema integrado. “Não podemos concordar com o que o fumicultor vem enfrentando e queremos esclarecimentos e soluções de cada uma das empresas do porque isto está acontecendo”, enfatiza o presidente da entidade, Benício Albano Werner. Já a pauta com o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) irá abordar a governança e a sustentabilidade da cadeia produtiva do tabaco. “As entidades que representam os fumicultores entendem que o Sindicato que representa as empresas fumageiras precisa se posicionar pela manutenção e segurança do sistema integrado”, finaliza Werner.

AGENDA

  • 21 de junho

10h30min – representação dos produtores de tabaco

13h30min – BAT Brasil

14h30min – JTI

15h30min – Philip Morris

16h30min – Universal Leaf

17h30min – Alliance One

  • 22 de junho

8h30min – representação com o SindiTabaco

9h30min – China Tabacos

10h30min – CTA

13h30min – Premium Tabacos

14h30min – Tabacos Marasca

15h30min – UTC