Professor da Unisc apresenta benefícios da auriculoterapia na redução do tabagismo

Nos próximos dias 4 e 5, o professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Fábio Pimentel participa do 4º Congresso Mundial de Medicina Integrativa, evento que ocorre de forma virtual. Ele apresenta o trabalho da estudante Alexandra Bayerle Lozekann, graduada em Tecnologia Superior em Estética e Cosmética pela Unisc. O trabalho é um estudo experimental sobre o uso da auriculoterapia na redução do tabagismo.

Crédito: Reprodução

A pesquisa contou com a participação de nove pessoas, homens e mulheres que fumavam a partir de 15 cigarros por dia. Eles receberam a estimulação de pontos específicos no pavilhão auricular (parte externa da orelha) por meio da fixação de sementes de mostarda nos pontos auriculares. Foram feitas aplicações em um encontro por semana, durante seis semanas.

A eficácia do tratamento foi avaliada com a comparação do questionário de tolerância de Fagerström, respondido antes e após o período de tratamento. O trabalho concluiu que a auriculoterapia é um grande recurso para o controle do vício do tabagismo. Todos os participantes não só reduziram o número de cigarros fumados por dia como também mostraram mudanças significativas com relação à dependência e a necessidade de fumar.

O paciente de número 1 por exemplo, que fumava em média, pouco mais de 15 cigarros por dia, não fumava mais no final da pesquisa. Já o paciente 9, diminuiu de 40 cigarros por dia para cerca de 10 no final da pesquisa.

O que é?

A auriculoterapia é uma especialidade da acupuntura que é parte essencial da Medicina Tradicional Chinesa. Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema.

Trata-se de uma técnica que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular. Para que isso ocorra, são utilizados materiais esféricos e de superfície lisa, como sementes e cristais. Eles são presos à pele para que fiquem pressionando esses pontos. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha.

Ela atua em âmbito físico, mental e emocional. Por isso, pode ser recomendada em diversos casos, seja para prevenir determinados sintomas ou atuar na reabilitação do indivíduo.