Secretaria de saúde de Rio Pardo CONFIRMA os dois primeiros casos SUSPEITOS de coronavírus.
O secretário municipal de saúde de Rio Pardo, Augusto Pelegrini, confirmou, agora há pouco, que Rio Pardo solicitou, ao Laboratório Central, os dois primeiros exames de pacientes com suspeita de coronavírus. Segundo o secretário os dois pacientes apresentaram os sintomas, foram orientados, não precisaram de internação e se recuperam em casa.
A primeira paciente é uma mulher de 73 anos, que chegou ontem à cidade de Rio Pardo, vinda da Itália. Ela está em isolamento domiciliar.
O outro caso suspeito é de um menino de 15 anos. Ele teve contato com familiares que estiveram na Itália, há alguns dias e que, inclusive, teriam sentido os sintomas ainda na Europa. Este jovem, deliberadamente, procurou uma unidade básica de saúde, foi atendido e também se recupera dos sintomas em casa.
Augusto explicou ainda que aguarda os resultados dos exames destes dois pacientes para confirmar se realmente se trata do coronavírus. Mesmo assim, o secretário ressalta que, em ambos os casos, os pacientes e familiares seguem sendo monitorados pelos profissionais da secretaria da saúde.
Nesta Terça o prefeito Rafael Barros vai decretar situação de emergência em saúde pública, bem como anunciar medidas de prevenção e precaução para que o vírus não se prolifere em Rio Pardo.