Caso proposta seja aplicada, Sinimbu pode flexibilizar isolamento a partir da próxima semana

O Ministério da Saúde divulgou uma proposta, nesta segunda-feira (6), que pode resultar na flexibilização do isolamento social em Sinimbu a partir da próxima segunda-feira (13). O Município está enquadrado em critérios inclusos na sugestão que atinge localidades onde o número de casos confirmados de COVID-19 não ultrapassar mais de 50% dos leitos ocupados de seu sistema de Saúde. A ideia é fazer uma transição do distanciamento social (a quarentena) para o distanciamento social seletivo, mais flexível

Na prática, a proposta permitiria a Prefeitura de Sinimbu, com respaldo em orientações do Ministério da Saúde, liberar a circulação da maioria das pessoas e até a abertura do comércio, impondo restrições para apenas alguns grupos, normalmente aqueles com mais riscos de desenvolver a doença. A ideia do Governo Federal é tentar minimizar o impacto econômico do isolamento horizontal e passar ao isolamento vertical ou isolamento seletivo, incentivando a conscientização da sociedade em fazer prevenção ao COVID-19 para não aumentar o número de casos, esgotar os leitos e ser necessário retroagir.

Saiba mais sobre a diferença entre os dois tipos de isolamento e o bloqueio total (lockdown), conforme documento do ministério:

Distanciamento Social Ampliado (DSA):

Estratégia que não tem limitações apenas para grupos específicos – todos os setores da sociedade devem permanecer em isolamento.

Distanciamento Social Seletivo (DSS):

Apenas alguns grupos ficam isolados. Pessoas com menos de 60 anos e sem condições que elevam o risco de casos graves poderão circular livremente.

Bloqueio total (lockdown):

Nível mais alto de segurança com distanciamento de todos os cidadãos e também um bloqueio total de todas as entradas do perímetro da cidade/estado/país por profissionais de segurança. Ninguém tem permissão de entrar ou sair.