Município investe em sinalização turística para incentivar o turismo rural, colonial e de lazer
Criado em 2018, o roteiro turístico Sinimbu de Encantos Mil segue atraindo os olhares da região. Para tornar mais fácil e prático o acesso, a Prefeitura de Sinimbu concluiu na semana passada a instalação de placas indicativas nos pontos, orientando a população sobre a localização dos mesmos. O investimento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, que desde o final do ano passado trabalhava na confecção da sinalização.
As novas placas estão instaladas nos pontos que integram o roteiro Sinimbu de Encantos Mil e também no centro do Município, em frente a Prefeitura. Conforme o responsável pela elaboração da sinalização, Lucas Hinterholz, as placas contam com a tecnologia dos Qr Codes, que identificam cada um dos locais a serem explorados. Basta aproximar o celular com o aplicativo de leitura dos códigos, que você recebe a localização dos pontos turísticos.
Segundo Lucas, a tecnologia dos Qr Codes permite liberdade aos turistas, que podem buscar a localização dos pontos e seguir livremente pelo município, buscando cada local. “Com as placas, o turista tem autonomia para escolher se visita apenas um ponto ou se busca todo o roteiro. Da mesma forma, seguimos disponíveis na Secretaria de Educação, Cultura e Turismo para mais informações. Grupos também podem agendar visitas ao roteiro entrando em contato com a Agência de Turismo Schwendler”, detalha Lucas.
Lucas ressalta ainda que esta é a primeira vez na história do município que se realiza um trabalho de mapeamento digital, ou seja, isolar o mapa do município do Estadual, de forma digital. De acordo com ele, somente este trabalho durou cerca de dois meses. “Sabemos que este não é o momento para aglomerações e incentivar o turismo. Porém, ressaltamos que quando essa pandemia passar, Sinimbu estará pronto para receber os turistas e proporcionar opções de turismo rural, colonial e de lazer”, finaliza Lucas.
O roteiro Sinimbu de Encantos Mil conta com visitas ao Kaffeehaus – cafeteria e museu, a Igreja Católica Nossa Senhora da Glória, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Casa Betânia e a Igreja Evangélica de Sinimbu, todos localizados no centro da cidade. O roteiro conta ainda com visitação as tradicionais Pontes Pênseis, Núcleo Germano Wink, Moenda de Cana de tração animal, Casarão Serrano e Salto Rio Pardinho. Pelo caminho também há opção de conhecer o Haas Recanto de Lazer (antiga Pousada Engelmann), adquirir os mais diversos produtos artesanais e degustar uma boa cuca. Mais informações sobre as opções turísticas de Sinimbu podem ser obtidas pelo telefone 3708 1313.