Campanhas permanentes de descarte de resíduos são destaque na Semana do Meio Ambiente

Crédito: Divulgação

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o DEMA – Departamento Municipal de Meio Ambiente – de Sinimbu destaca ações realizadas no município em prol da destinação correta de resíduos sólidos. Campanhas permanentes de descarte de lixo eletrônico, pilhas e baterias, remédios e seringas usadas e o lixo convencional são destaques e garantem o município limpo, tanto na cidade como no interior. Campanhas específicas promovidas por escolas também promovem a destinação correta dos resíduos, além de incrementar a renda dos educandários e promover a educação ambiental.

Conforme a chefe do DEMA, Fabiani Knod, as campanhas já existem há mais tempo e tem por objetivo conscientizar a população sobre o dever de todos na hora de providenciar o descarte correto dos resíduos que cada um produz. No caso dos materiais recolhidos nas escolas, as campanhas beneficiam os trabalhos realizados por grupos ambientais.

Campanhas permanentes

  • Lixo eletrônico: recolhimento diário junto a Secretaria de Obras. Podem ser descartados materiais como TV de tubo, LED e LCD; impressoras e scanners; notebook, mouse, computadores e monitores; teclados, modem, HD e roteadores; forno elétrico; secador de cabelo; DVD e vídeo cassete; micro-ondas; ferro elétrico; cafeteira; liquidificador; batedeira; torradeira; ventiladores; celulares e telefones em geral.
  • Pilhas e baterias: recolhimento em Eco Pontos junto a Prefeitura de Sinimbu e também na agência Sicredi. Papa-Pilhas também estão distribuídos em outros pontos do município, possibilitando o descarte do material de forma correta, beneficiando a Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória.
  • Remédios vencidos e seringas usadas: recolhimento nos Postos de Saúde do município, que garantem a destinação final correta do material. Importante lembrar que esse tipo de resíduo não pode ser misturado com outros materiais e por isso o descarte deve ser feito exclusivamente nas Unidades de Saúde.
  • Lixo convencional: recolhimento contínuo no centro e interior de Sinimbu, de acordo com o cronograma divulgado pelo DEMA.
  • Óleo saturado ou gordura animal imprópria ao consumo humano: recolhimento junto a Emef Nossa Senhora da Glória, no centro de Sinimbu, e na Emef Nossa Senhora de Fátima, em Pinhal Santo Antônio. Importante levar o óleo ou gordura armazenado em garrafas pet de dois litros limpas.
  • Latas de alumínio e anéis: Recolhimento na Emef Nossa Senhora da Glória, no Centro de Sinimbu, junto a Emef Guararapes, na Linha Almeida, e também na Emef Carlos Boettcher Filho, em Rio Pequeno.
  • Tampas plásticas: recolhimento junto a Emef Nossa Senhora da Glória, no centro, na Emef Guararapes, na Linha Almeida, na Emef Carlos Boettcher Filho, em Rio Pequeno, e na Emef Nossa Senhora de Fátima, em Pinhal Santo Antônio.
  • Garrafas Pet: recolhimento na Emef Guararapes, em Linha Almeida.
  • Embalagens vazias de desodorante aerosol: recolhimento junto a Emef Nossa Senhora da Glória, no centro, e na Emef Carlos Boettcher Filho, em Rio Pequeno.