VACINA CONTRA COVID: SINIMBU RECEBE MAIS 140 DOSES
A Secretaria da Saúde (SES) realizou, na manhã desta quinta-feira (4), a entrega de 156 mil doses de vacinas CoronaVac Butantan contra a Covid-19 a municípios gaúchos. Sinimbu recebe 140 doses, sendo 10 para trabalhadores da área da saúde e 130 para paciente com 80 anos ou mais. Ao todo, a 13ª Coordenadoria Regional da Saúde recebe 3.240 doses.
O lote, que chegou ao Estado nesta quarta-feira (3), é destinado à aplicação da segunda dose. O esquema vacinal da CoronaVac prevê intervalo de até 28 dias entre as duas imunizações.
Às 11 horas desta quinta-feira (4), as vacinas já haviam sido retiradas da Central Estadual de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. O lote chegou com 174,8 mil frascos. A diferença ficou para estoque de segurança na Ceadi.
Parte foi entregue via terrestre. Um avião da Brigada Militar e um helicóptero da Polícia Civil deixaram as cargas nos municípios de Caxias do Sul, Erechim, Palmeira das Missões, Santo Ângelo, Bagé, Pelotas e Santa Maria.
Remessas de CoronaVac recebidas pelo RS
– 341,8 mil doses em 18 de janeiro (aplicação de primeira e segunda doses)
– 53,4 mil doses e 193,2 mil doses em fevereiro (primeira aplicação)
– 84,2 mil doses (segunda aplicação)
– 174,8 mil doses em março (para a segunda aplicação)
O Rio Grande do Sul também já recebeu lotes com 116 mil e 135 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca.
Esquema vacinal
O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo. Para a CoronaVac, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.