Prefeita recebe representantes da Cacis para falar sobre os impactos da pandemia no comércio local
Na manhã desta sexta-feira (12), a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, recebeu em seu Gabinete, a vice-presidente da Cacis – Câmara de Comércio, indústria e Serviços – de Sinimbu, Talita Wagner e a 2ª secretária da entidade, Júlia Swarowsky. Em pauta esteve o impacto da pandemia de Covid-19 no comércio local e a preocupação da entidade com a atual situação do Município, bem como protocolos de distanciamento controlado elaborados pelo Governo do Estado.
Conforme Talita e Júlia, a Cacis reconhece a gravidade da situação do Município, com relação ao aumento de casos de Covid-19, e as restrições impostas pelo Governo do Estado que classificou a região em Bandeira Preta e negou a possibilidade de cogestão aos Município. Da mesma forma, destacaram que a Cacis acredita que a realidade de cada Município precisa ser levada em consideração na hora da elaboração das regras impostas pelo Estado e que todas as empresas e prestadores de serviços, incluindo os considerados não essenciais pelo Estado, são fundamentais para a economia de Sinimbu.
A prefeita Sandra destacou que sempre defendeu a cogestão por acreditar que o comércio não é o responsável pelo aumento no número de caso. Sandra disse ainda que até o dia 21 de março o Governo do Estado negou qualquer negociação para o retorno da cogestão, mas que após este período estará novamente buscando a abertura de todo o comércio. “Sabemos que o nosso comércio sempre seguiu as medidas de prevenção recomendadas e temos certeza de que todos irão continuar colaborando. No momento, o Município não pode fazer nada para reabrir as portas do comércio considerado não essencial, pois esta determinação, bem como a classificação do que é essencial ou não, vem do Governo do Estado e precisamos acatar esta decisão. Precisamos da conscientização da população para reduzir o número de casos, mortes e internações por Covid. Esperamos poder retomar a cogestão ainda este mês”, finaliza a prefeita.