Foco da Dengue é encontrado no Centro de Sinimbu
A Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social de Sinimbu, através do trabalho da equipe de vigilância epidemiológica, juntamente com os agentes comunitários de saúde, realizou na semana passada um trabalho para averiguar possíveis locais com foco de criação de larvas do mosquito Aedes Aegypti. Durante vistorias realizadas, foi encontrado foco em um jardim de Bromélias no Centro do Município.
A secretária de Saúde Ivoni Henn explica que a localização do foco é fundamental para o combate ao mosquito. “Além deste, podemos ter outros locais. Por isso a importância do auxílio da população no combate ao mosquito causador da Dengue. Os casos estão aumentando no Município e precisamos que todos ajudem para que não haja água parada, o que favorece a criação das larvas do mosquito”, detalha.
Além do trabalho intenso na orientação da população, na quinta-feira, dia 27, uma reunião foi realizada com técnicos da vigilância epidemiológica da 13ª Coordenadora Regional de Saúde. Em pauta esteve o aumento de casos de Dengue em Sinimbu e orientações sobre como melhorar o trabalho da equipe local. “Durante a reunião, tratamos da possibilidade de aplicação do fumacê, uma espécie de inseticida de dosagem baixa, que pode atingir letalmente o inseto transmissor de arboviroses. Porém, no caso de Sinimbu, se torna inviável essa aplicação, tendo em vista diversos fatores técnicos. Entre eles a necessidade de aplicação no final do dia e as pessoas não podem estar em casa ou em suas propriedades durante o período e determinado tempo posterior”, explica Ivoni.
Uma das ações definidas na reunião é a realização de um mutirão para eliminar possíveis focos do mosquito. Na manhã de ontem, dia 2, em reunião conjunta com os agentes de saúde, ficou definida a realização desta ação na sexta-feira, dia 5. “Pedimos a compreensão da comunidade para que recebam os agentes de saúde. Estaremos visitando as residências do centro para repassar orientações e verificar possíveis focos da Dengue. É um trabalho minucioso que necessita do apoio de todos. Em caso de chuva, o mutirão acontece na próxima semana”, frisa Ivoni.
Atividades de orientações nas escolas também estão sendo realizadas, buscando disseminar as informações para o maior número de pessoas possíveis. Na manhã de hoje, dia 3, a agente de saúde Deise Hencker está conversando com os alunos da Emef Nossa Senhora da Glória. Em caso de dúvidas ou mais informações, a população pode fazer contato com a Secretaria de Saúde ou agentes comunitários de saúde. “Cada um precisa fazer a sua parte. Contamos com o auxílio de todos”, finaliza a secretária de Saúde.