Mestranda da Unisc leva Clube de Xadrez para estudantes de Herveiras
Estudantes da Escola Municipal Maurício Cardoso, de Herveiras, participam, mensalmente, de atividades de um Clube de Xadrez. A ideia partiu da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e professora de Matemática, Elisete Groff. As atividades envolvem 95 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa surgiu em 2018 a pedido dos próprios alunos. “Eram 21 alunos que planejavam atividades e praticavam xadrez. Eles ensinavam os estudantes de todas as turmas dos Anos Iniciais e os professores. Participavam de torneios, faziam tabuleiro e peças com material reciclado. Com a pandemia paramos de nos encontrar”, lembra.
Quando a escola voltou às aulas presenciais, o projeto foi retomado, uma vez por mês, na aula de matemática. No próximo ano, a ideia é que os encontros ocorram em turno inverso. “O jogo de xadrez é um instrumento pedagógico muito eficaz para o aprendizado que influencia os alunos a se dedicarem e terem mais interesse pelas aulas, não só de matemática, mas como todas as outras”, destaca a mestranda.
No Mestrado, Elisete pesquisa as contribuições do jogo de xadrez no ensino-aprendizagem da matemática. “As crianças que jogam melhoram o pensamento abstrato, planejamento e capacidade de resolução de problemas, assim como também o desempenho escolar interdisciplinar. “O xadrez melhora e ajuda no desenvolvimento de várias partes do cérebro, bem como prevenir doenças que afetam a memória como o Alzheimer. Enfim, traz ao ensino dos jovens e à vida deles, tanto profissional como pessoal, vários benefícios.”
Principais objetivos do Clube de Xadrez
Conhecer a história do jogo de xadrez;
Verificar a sua importância no desenvolvimento do raciocínio lógico;
Conhecer as peças e o tabuleiro do jogo de xadrez assim como suas regras;
Aprender a jogar xadrez e ensinar os demais;
Desenvolver atitudes básicas como: concentração, raciocínio, respeito, flexibilidade, cortesia, ordem, responsabilidade, silêncio, entre outras;
Influenciar os alunos a pensarem além do jogo, podendo eles descobrirem no xadrez o seu trabalho e o rumo que querem seguir em sua vida;
Proporcionar aos alunos novas experiências, conhecer novas pessoas, lugares.