Cooperativas Escolares de Sinimbu promovem ações do Dia de Cooperar (Dia C)
Cuidar das pessoas, das comunidades onde existem cooperativas, preservar o meio ambiente, realizar ações nas quais todos possam se beneficiar por meio do compartilhamento de experiências de voluntariado e solidariedade. Eis a proposta do Dia de Cooperar (Dia C), uma sementinha gerada em 2009, pelo Sistema Ocemg – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais – que cresceu, frutificou, e hoje acontece de norte a sul do país. O Dia C está alinhado ao 7º princípio cooperativista “Interesse pela Comunidade”, em prol de transformações sociais e aqui na região do Vale do Rio Pardo, é fortemente respaldada pela Cooperativa SICREDI VRP.
Com abrangência nacional, o Dia C tem como tema para 2023, “Atitudes simples movem o mundo”. Incentivar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias é um dos maiores propósitos. Dessa forma, o segmento contribui para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por metas que devem ser atingidas até o ano de 2030.
E a participação das cooperativas, inclusive as escolares, distribuídas em todos os Estados do Brasil, fazem do Dia de Cooperar o maior movimento de voluntariado cooperativista brasileiro e, por hora, sem paralelo no mundo.
Celebrado no 1º sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo, o Dia C, e também mobilizados pela simpática ideia de aproximar Cooperativismo e Sustentabilidade, foram motivações às cooperativas escolares locais, à realização de atividades de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias, de forma intensa, no decorrer dos últimos dois meses.
Na EMEF Guararapes, de Linha Almeida, a Cooperativa Brotando da Terra, com a professora orientadora Franciele Henn, organizou a sua ação comunitária, apoiando uma iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, com a coleta de resíduos eletrônicos. Na Cooperativa, os associados confeccionaram cards e cartazes para divulgar a ação, a qual teve uma significativa participação da comunidade.
Fabiani Knod, chefe de Departamento do Meio ambiente junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente menciona o objetivo da coleta de resíduos eletrônicos de conscientizar e incentivar a comunidade a fazer o descarte correto dos mesmos. “Muitas pessoas ficam em dúvida de como se desfazer desses produtos, já que são resíduos diferentes dos mais conhecidos para reciclagem. Pensando nisso, ajudar na conscientização do descarte correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos é gratificante. Assim, melhoramos o meio ambiente e incentivamos, cada vez mais a população tomar essa atitude que traz benefícios para todos. Avaliamos de forma muito positiva essa ação e iniciativa da Cooperativa Escolar Brotando da Terra em fechar a parceria. Arrecadamos um número considerável de material para uma primeira campanha.”
Já na EMEF Carlos Boettcher Filho, a Cooperativa Gotinha D’Água, com o professor orientador Daniel Meurer, sensibilizou colegas estudantes, pais, responsáveis, professores e demais funcionários com a distribuição de mudas de árvores nativas, cedidas pela Afubra.
Segundo as associadas Iara Luisa Hochscheidt e Aline Conrad, respectivamente vice-presidente e conselheira fiscal da Cooperativa Escolar “é importante estimular o cuidado com o meio ambiente. Também fizemos um vídeo de conscientização, em que os associados falaram sobre a natureza, os problemas com o desmatamento e aquecimento global. E os associados do turno da tarde realizaram o casamento caipira durante os festejos juninos na Escola.”
Na EEEM Frederico Kops, a Cooperativa Green Kops, com a professora Orientadora Mariane Werner Panke, criou uma peça teatral “Eu cuido do Meio Ambiente”, apresentada aos estudantes de Educação Infantil e de Anos Iniciais da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória. A peça tem como cenário uma praça, com cenas de desperdício, mas também de cuidados com a água, com o destino do lixo, mostrando por meio da arte, uma adequada atitude com o meio ambiente. Segundo a professora orientadora Mariane, os associados envolvidos no teatro, o avaliaram de maneira bastante positiva, “um jeito modesto e criativo de demonstrar o cuidado que cada um deve ter com o lugar onde vive.”
E no dia 12 de julho as cooperativas escolares participaram do Intercâmbio Desafio Coopes, realizado pela Cooperativa Sicredi e Greta Assessoria, uma ação de intercooperação virtual, para compartilhar boas práticas, com o objetivo de fomentar o uso de ferramentas digitais para potencializar o movimento das cooperativas escolares, bem como fortalecer as ações de voluntariado do Dia C. Esse intercâmbio online contou com o apoio das Cooperativas Sicredi: Cooperação, Rota das Terras, Região da Produção, Interestados, União Metropolitana, Vale do Rio Pardo e Ouro Verde/MT.