Instituto Crescer Legal realiza formação pedagógica

O Instituto Crescer Legal realizou a segunda etapa de formação do ano para a equipe de educadores sociais. Os encontros aconteceram nos dias 26, 27 e 28 de julho, seguindo um cronograma estratégico que envolveu vivências pedagógicas, visitas e apresentação dos perfis das turmas. 

“Essas formações são sempre importantes, pois permitem trocas sobre as diferentes realidades dos jovens e das turmas de cada município. A partir desses encontros conseguimos trazer referências pedagógicas, ideias inovadoras e fomentar discussões sobre temas relevantes para os educadores abordarem nas atividades”, comenta Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto Crescer Legal. 

No primeiro encontro, com assessoria pedagógica conduzida pelos profissionais Ana Paula Parise Malavolta e Thelmo Charão Borchhardt, foram debatidas as possibilidades de trabalho com jovens no campo, incluindo dinâmicas, jogos e gamificação para auxiliar o processo de aprendizado. Já o segundo dia foi marcado pela visita à empresa JTI (Japan Tobacco International) na parte da manhã, quando o grupo pode acompanhar a compra, o processamento e o blending do tabaco. Já na parte da tarde, a assessora técnica do SindiTabaco, Fernanda Viana Bender, falou sobre os pilares do ESG. 

Os encontros foram finalizados com a apresentação do perfil das turmas e conversas individuais. Almoço de integração e atividades vivenciais envolvendo toda a equipe também estiveram na programação. “Esses momentos de formação são fundamentais para garantir o sucesso, melhores resultados e assegurar que o fazer pedagógico nos nossos diferentes programas e as operações do Instituto estejam alinhados ao nosso propósito”, avalia Nádia.  

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal já é reconhecido nacional e internacionalmente pela inovação e pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais. O Programa de Aprendizagem Profissional Rural aplica a Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo. Com a validação do Ministério do Trabalho, já beneficiou 741 jovens rurais do Rio Grande do Sul desde 2016. Atualmente envolve 160 adolescentes gaúchos e catarinenses que são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal. Já o Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, que atualmente está em sua quarta edição e conta com a participação de 26 professores, de 12 escolas rurais, consiste em compartilhar ferramentas metodológicas testadas e aprovadas pela equipe pedagógica do Programa de Aprendizagem Profissional Rural com o objetivo de oportunizar aos participantes, profissionais da área da educação, a ampliação dos conhecimentos para atuação empreendedora na educação. O Instituto também desenvolve programas voltados aos egressos. Um deles é Nós por Elas – A voz feminina do campo. Realizado desde 2017 em parceria com a UNISC, a ação soma seis edições e 23 boletins de rádio produzidos por 43 jovens, sobre temas sensíveis à realidade feminina no campo.