EMEF Fátima reaviva horta escolar
Idealizada por um estudante de Anos Finais em 2022, por meio do Projeto Sinimbu no Futuro, com mentoria de Jaqueline Weigel, em 2023 a Escola apostou no sonho, com o integral apoio das serventes e alcançou a materialização: a horta escolar.
Partindo de uma Gincana Estudantil, lançada no início desse ano e com previsão de término no final do presente ano letivo, capitaneada pelos professores e liderada pelos representantes de turmas, teve como uma das tarefas a doação de mudas de verduras, legumes, chás e temperos.
Com o surpreendente êxito das equipes nessa tarefa e a valiosa colaboração das serventes, e também com a doação de ferramentas e insumos pela comunidade escolar, a horta tomou forma em um terreno situado nos fundos das dependências da Escola e vem sendo cultivada com muito carinho de todos os envolvidos.
As verduras, legumes e temperos produzidos estão sendo destinados para o incremento da merenda escolar.
A nutricionista Juliana Stona, responsável pela elaboração do cardápio da merenda escolar nas escolas da rede municipal de ensino de Sinimbu, vê a horta como um espaço educativo de produção de alimentos, de saúde alimentar, de práticas de cultivo, combate ao desperdício a ao consumismo, muito influenciando na qualidade alimentar dos estudantes. “Elogiável a iniciativa da Escola, em estarem oferecendo verduras e legumes fresquinhos, sadios e cultivados de forma orgânica. É mais saúde nas refeições de crianças e adolescentes.
A diretora da Escola, Graciela Dorfei Santarém fala com alegria da realização de promover hábitos alimentares saudáveis na Escola. A horta é resultado de muitas mãos solidárias, e isso é motivo de gratidão a todos os envolvidos. “Que possamos mantê-la, pois a cada dia notamos os seus abundosos benefícios, deixando o espaço escolar ainda mais vivo e dinâmico aos estudantes.”
E na manhã de ontem a EMEF Fátima acolheu a equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, secretária Anita Ana Weigel Brandenburg e coordenadoras Ani Staub, Daiane Rech e Fátima Wink Bohnen, bem como Jaqueline Weigel, acompanhada de Francine Hermes, Thomas Müller Schmidt, do Programa Inova RS e de Leonel Pablo Carvalho Tedesco, Coordenador dos Departamentos de Engenharias, Arquiteturas e Computação da UNISC, de Santa Cruz do Sul.
Jaqueline Weigel, mentora do projeto Sinimbu no Futuro, ouviu o relato de líderes de turmas de Anos Finais sobre a realização da Gincana Estudantil que vem ocorrendo desde o início do ano entre todos os escolares e o quanto de material reciclável já arrecadaram. E conheceu a horta escolar feita e que atualmente está em fase de cultivo e colheita de verduras e legumes. Jaqueline, muito satisfeita com a iniciativa da Escola falou aos presentes que “projetos pequenos, simples a exemplo deste mudam o mundo, precisamos conectá-lo com outros, expandi-lo.”
Thomas Müller Schmidt, do Programa Inova RS, explanou aos presentes em que consiste o Inova RS, um programa estadual que orienta e embasa as ações da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia nos setores agroalimentar, saúde e de serviços e que visa incluir o RS no mapa global da inovação até 2030. Ou seja, “somos um braço para a inovação chegar ao interior do Estado, e a Escola é um ótimo espaço para isso tudo se propagar na comunidade.”
Já Leonel Pablo Carvalho Tedesco, da Universidade de Santa Cruz, a frente da coordenação de cursos de graduação, também participa do Living Vales, um laboratório de inovação, da região dos Vales, ancorado na proposta de construir cidades inteligentes. “Conectamos pessoas criativas, humanas, inclusivas,… em busca de soluções inovadoras e sustentáveis, para problemas coletivos à região dos Vales.” Estamos aqui para conhecer a horta e pensar, em possíveis parcerias, a fim de torná-la um tanto tecnológica, em ternos de temperatura, pluviometria, para mais assertividade no cultivo na produtividade.
Jaqueline Weigel, futurista, “eleva a Escola como lugar social de maior relevância, um polo social de inovação, precisamos ativar os estudantes a pensar global, porém, agir localmente.