2º Encontro de formação pedagógica mobiliza educadores em Sinimbu
“Educar para pesquisa: metodologia e o protagonismo dos estudantes na prática” foi o tema do ciclo de formação, iniciado no último dia 9, para assessoria pedagógica e docentes atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Sinimbu. A formação vem sendo propiciada, de forma voluntária, pela Transformação Assessoria Empresarial e Pedagógica, tendo como formadora a professora doutora Nêmora Francine Backes.
A partir do estabelecido pela BNCC – Base Nacional Curricular Comum, na perspectiva de formar cidadãos autônomos, críticos e capazes de enfrentar os desafios contemporâneos, o ciclo formativo visa instrumentalizar o professor para desenvolver essas competências com seus estudantes na prática.
A abordagem interdisciplinar e a construção de projetos são as principais ferramentas dessa proposta, a qual explora estratégias que integrem diferentes componentes curriculares, viabilizando um ambiente propício para que os estudantes desenvolvam as habilidades previstas na BNCC de maneira holística e contextualizada. Sendo assim, pela educação para pesquisa, almeja-se prover momentos de desenvolvimento do docente para tornar-se facilitador do processo investigativo, guiando os estudantes na elaboração e execução de projetos interdisciplinares.
“Além do encontro de hoje, movido pela ótica da interdisciplinaridade e a BNCC na proposta de educação para pesquisa, ainda está previsto mais outro momento de intervenção pedagógica presencial, com o desafio de cada educador olhar para o seu contexto e listar o que é desenvolvido no seu espaço escolar, transformando todo esse conjunto de ações, atividades, sequência e variedade de tarefas em motivação para o desenvolvimento de algo maior, como um projeto, envolvendo diversos componentes curriculares e, por que não, a escola toda”, salienta a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, professora Fátima Wink Bohnen.