Emater de Sinimbu está à disposição de produtores que desejam aderir à projeto de irrigação

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou no final de fevereiro investimento de R$ 213,2 milhões para a subvenção de projetos de irrigação. A meta é mitigar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, aumentar os reservatórios de água e a irrigação (elevando a produtividade das culturas) e se aproximar da autossuficiência de grãos.

Como forma de incentivar as ações para irrigação, o Estado pagará a subvenção ao produtor rural, limitada a até R$ 100 mil ou 20% do valor do investimento. O pagamento ocorre em parcela única, após a execução do projeto (que pode ser financiado por instituições bancárias ou por recursos próprios) e a apresentação de laudos de conclusão e dos demais documentos comprobatórios exigidos no edital.

O programa é destinado a todos produtores rurais (pessoas físicas) e busca apoiar projetos de implantação ou ampliação de sistemas de irrigação (por aspersão, localizada ou por sulcos) e construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água para fins de irrigação.

O chefe do Escritório da Emater de Sinimbu, Luis Fernando Marion, informa que a Emater está à disposição dos produtores que tenham interesse de realizar projeto e salienta a importância do mesmo. “É interessante que os agricultores e produtores do município que tenham necessidade de disponibilidade hídrica de irrigação em suas culturas passem no escritório da Emater para buscar informações e analisar a possibilidade de aderir ao programa”, destaca. Marion ainda reforça que “em um ano com o retorno do fenômeno La Niña, corre-se o risco de se ter déficit hídrico”.