Sinimbu avança da posição 424 para 211 no Índice Municipal de Educação do RS

O Município de Sinimbu melhorou a qualidade da Educação Municipal conforme dados divulgados pelo Imers – Índice Municipal de Educação do Rio Grande do Sul. Conforme o Índice, Sinimbu saiu da posição 424 em 2022 para a posição 211 em 2023, o que representa uma significativa melhora na qualidade da educação local.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Anita Ana Weigel Brandenburg, avalia positivamente a evolução do município na avaliação proposta pelo Governo do RS. “Os resultados obtidos são bastante significativos, embora ainda tenhamos que continuar melhorando”, afirma. “Tanto em nível regional quanto nacional, a sistematização das avaliações externas e o olhar institucional mais atento à alfabetização tem desempenhado um papel prioritário. Quando todos os profissionais da Educação, seja da educação Infantil ou do Ensino Fundamental focam as atenções em objetivos comuns, as ações realizadas em conjunto em busca de melhorias e da qualificação, os resultados tendem a ser mais promissores”, finaliza.

Sobre o Imers

Medido de 0 a 100, o Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.