Sinimbu recebe certificação Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

A Secretaria Municipal da Educação de Sinimbu foi agraciada nesta quarta-feira (18), com o reconhecimento na Educação a nível Nacional. Trata-se do “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, que busca reconhecer boas práticas e esforços das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Participaram da cerimônia de entrega do Selo Ouro, a Prefeita Sandra Marisa Roesch Backes, a Secretária de Educação Anita Ana Weigel Brandenburg e a Coordenadora Pedagógica Daiane Inês Rech.

O evento foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNDIME-RS), no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre e o ato contou com a presença de Raquel Teixeira, Secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Cristiane Corrales, Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, Marcelo Arruda, Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e Maristela Guasselli, Presidente da UNDIME/RS.

As ações que levaram a conquista foram as assinaturas dos termos de adesão do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Alfabetiza Tchê e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), bem como a distribuição dos materiais didáticos complementares (MDC) composto por tanto para professores(as) como para estudantes que propõem atividades a partir das habilidades definidas no Referencial Curricular Gaúcho (RCG), cartazes para exposição em sala de aula que abordam textos apresentados em cada uma das Unidades trabalhadas e o Trilhas de Leituras, uma coletânea de textos literários escritos e ilustrados por autores gaúcho.

A elaboração do Plano de Trabalho Anual com foco na alfabetização; as aplicações dos testes de fluência em leitura em 100% dos estudantes do 2º ano e avaliações da Plataforma CNCA em todas as turmas de 1º ao 5º ano nos componente curriculares de Língua Portuguesa e Matemática; oferta de aulas de reforço escolar para recomposição das aprendizagens; a organização de cantinhos de leitura nas salas de aula e incentivo a demais práticas de leitura; a criação da rede Intersetorial Municipal para monitorar e prever ações que combatam as desigualdades de desempenho e fluxo escolar, bem como promovam a busca ativa dos estudantes que não estão frequentes nas Escolas e a promoção de formações pedagógicas com gestores escolares e professores também estavam dentre as ações que concretizaram a conquista.

Nos municípios, as Secretarias Municipais contam com um articulador da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). A Coordenadora, Daiane Inês Rech, foi a articuladora responsável pelas ações e inscrição do município no processo que detalhou os critérios para serem avaliados, porém o trabalho em prol da Alfabetização é realizado por todos os profissionais que atuam na Secretaria.

Conforme afirma a secretária Anita:

“A cerimônia foi uma celebração do compromisso que os municípios tiveram, garantindo que as crianças de fato, tenham acesso à alfabetização e ao aprendizado. Essa conquista é o reconhecimento e resultado do trabalho realizado por todos os profissionais da Educação de Sinimbu. O evento celebrou o compromisso dos 113 municípios do nosso estado que atingiram o objetivo e nós, estamos entre eles, com muito orgulho. Mérito nosso!”.