Conselho Municipal de Desporto avalia atividades de 2019 e prospecta 2020
Os integrantes do CMD – Conselho Municipal de Desporto – de Sinimbu reuniram-se na noite da ontem, dia 4, para avaliar suas atividades realizadas no ano 2019. A reunião tratou sobre a realização dos Jogos Germânicos, o Campeonato Municipal de Tiro ao Alvo, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, o Campeonato Municipal de Futsal, entre outros.
Sobre o Futsal, a avaliação segundo os conselheiros foi muito positiva com destaque para o número recorde de atletas e equipes participantes e os bons comentários em relação à organização e a integralidade de atletas com pelo menos um vínculo com o município. Para o corrente ano o CMD estuda definir número mínimo de equipes por categoria, aumentar o prazo para inscrições de atletas como data final única sem prorrogação, atualização e maior rigor no regulamento e um modelo de lista para atletas já regulares sem que haja a necessidade de reapresentação de documentos.
Segundo o Presidente do CMD, Lucas Hinterholz, todas as imperfeições e pontos sensíveis do campeonato foram listados e devem ser resolvidos um a um. Desta forma, o objetivo é aumentar ainda mais a transparência e eficiência de gestão do certame.
Ainda sobre o Futsal, em decorrência do calendário eleitoral e da vigência da licitação de arbitragem, o CMD informa que deverá iniciar o campeonato de 2020 no mês de maio. Deverão ser realizadas duas reuniões sobre o tema ainda em março: uma entre os conselheiros e outra aberta aos clubes interessados para apresentação do regulamento e disponibilização de fichas. As datas ainda serão anunciadas publicamente.
Acerca do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, o CMD informa que em comum acordo com a gestão pública municipal não pretende realizar neste momento, tendo em vista a proximidade do final do verão. Contudo, não descarta a realização do certame ainda em 2020 e estuda um novo método de realização com categoria única e atletas somente do município, ressaltando que são apenas possibilidades.
Sobre o Tiro ao Alvo com arma de pressão e os Jogos Germânicos, o CMD avalia muito positivamente o engajamento e integração das comunidades e pretende iniciar as tratativas com os clubes e sociedades a partir de abril, com reunião para definição do calendário e sedes das competições. Lucas destaca que o objetivo do CMD para este ano é apoiar fortemente as modalidades esportivas já consolidadas e, sobretudo, alavancar os esportes mais vulneráveis e sem tanta visibilidade que, em geral, tem relação direta com a inclusão e acessibilidade.