Hospital de Sinimbu inaugura microusina de geração de energia solar
O Hospital Beneficente de Sinimbu (HBS) é mais uma instituição que aposta na produção de energia própria, através do sol, como opção de economia, principalmente no que diz respeito aos altos custos da conta de luz mensal. Na tarde desta sexta-feira (13), o HBS inaugurou a sua microusina fotovoltaica, que está em funcionamento desde dezembro do ano passado. O sistema conta com 242 módulos que possuem potência instalada de 82,28 kWp. O presidente do Hospital, Elor Sackser, declarou que a expectativa de redução na conta de energia elétrica é de 90%. “Estamos nos adaptando ainda, mas indicamos para todas as pessoas que queiram fazer este investimento”, destaca ele.
Conforme Sackser, a instituição vem estudando a ideia de investir em um sistema fotovoltaico há dois anos. Ele conta que a estrutura do hospital, por ser muito antiga, não possibilitou a instalação da microusina em cima do prédio, sendo necessária a construção de uma garagem coberta na lateral da casa de saúde e uma estrutura de passarela, que serviram de suporte para as placas solares. A construção se tornou um estacionamento privativo do HBS. “Estamos sublocando as garagens”, contou ele. Com o valor arrecadado, a intenção é cobrir os 10% restante de redução do valor da energia elétrica.
Além de economizar na conta mensal de luz, que era em torno de R$ 7,1 mil, o Hospital Beneficente de Sinimbu promove um sistema sustentável, que gera sua própria energia limpa, deixando de emitir mais de 13.900Kg de CO² no meio ambiente. O presidente ainda frisou que a última fatura de energia elétrica do hospital fechou em torno de R$ 580. “Um sistema muito bom, que funciona bem, um grande acerto”, ressaltou. A microusina do HBS foi instalada pela Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, que conta em seu portfólio de clientes outras instituições de saúde, como o Hospital Ana Nery, Hospital Monte Alverne e Hospital de Agudo.