Governador suspende aulas da rede estadual a partir de quinta
O governador Eduardo Leite acaba de anunciar que as aulas das escolas da rede estadual de ensino estão suspensas a partir da próxima quinta-feira (16). A medida atende às recomendações do Ministério da Saúde sobre a prevenção à epidemia do novo coronavírus.
A princípio, a suspensão é por tempo indeterminado. O governo estuda a possibilidade de antecipar as férias de inverno para este período em que a epidemia avança e novos casos e novas suspeitas surgem a todo momento. “Não há motivo para pânico. Esta é uma demonstração da importância que o governo dá para evitar a disseminação da doença no Estado”, afirmou Leite em vídeo ao vivo nas redes sociais.
Entre as medidas de prevenção recomendadas pela Secretaria Estadual da Educação, estão o reforço na adoção de práticas de higiene entre os alunos, como lavar seguidamente as mãos com água e sabão, utilizar álcool gel sempre que houver disponibilidade, evitar o compartilhamento de alimentos, roupas e materiais escolares, entre outros.
Considerando a chegada do outono e do inverno, o governador entrou em contato com os governadores de Santa Catarina e do Paraná para que ações sejam pensadas em conjunto. “Os três Estados do Sul costumam ter um inverno bastante rigoroso, com propagação de doenças respiratórias, e também têm um perfil demográfico bastante semelhante. Faz sentido que estejamos trabalhando em conjunto”, afirmou.
Leite também entrou em contato com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e uma visita dele ao Estado está sendo organizada para ainda esta semana, com a participação dos governadores Carlos Moisés (SC) e Ratinho Júnior (PR).
Desde os primeiros sinais da Covid-19, na China, o governo do Estado vem se reunindo e discutindo medidas a serem tomadas para evitar a propagação do vírus. O primeiro caso de coronavírus no RS foi confirmado no dia 5 de março. Até agora, o Estado tem sete casos (cinco em Porto Alegre, um em Caxias do Sul e um em Campo Bom). O morador de Campo Bom, primeiro caso, já está curado.
O COE foi montado ainda no começo do ano e tem centralizado todas as análises e estudos sobre o coronavírus no Estado.