Novo decreto flexibiliza abertura do comércio em Sinimbu
Após pronunciamento do governador do Estado, Eduardo Leite, e edição de um novo decreto estadual, a prefeita de Sinibu, Sandra Backes, realizou reuniao com o Comitê Estratégico Municipal de Enfrentamento à Pandemia do COVID-19. A decisão foi pela reabertura do comércio, de forma gradual, seguindo as normativas do Mistério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, quanto à higienização e medidas preventivas e protetivas de disseminação do vírus.
Ficou decidido que os estabelecimentos comerciais, até então com atendimento mais restritivo, podem retornar às suas atividades, desde que sigam as regras estabelecidas de um cliente por atendente no interior de seu empreendimento; que não permitam aglomerações; mantenham o uso de etiqueta respiratória e higienização do local; disponibilizem álcool em gel aos funcionários e clientes; e trabalhem com escalas de trabalho.
Segue suspensa a abertura de bares com fins exclusivos de jogos e consumo de bebida no local. As academias podem reabrir, desde que mantenham as condutas de higienização dos equipamentos, atendam no máximo três pessoas concomitantemente e não realizem circuitos ou compartilhem equipamentos entre os clientes no momento da realização dos exercícios.
Salões de beleza, estéticas e barbearias podem ter atendimento de uma pessoa por atendente, desde que não seja ultrapassado o limite de três pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo no local. Estas e outras informações podem ser conferidas por meio do decreto expedido na data de 16 de abril pela prefeitura, ou nas redes sociais do Município.
Em contrapartida, a Secretaria de Saúde sustenta que a orientação de ficar em casa e manter o isolamento social continua sendo exigida, e que os serviços municipais, bem como o comércio, somente devem ser acessados em casos de realmente extrema necessidade, evitando aglomerações.
Outra orientação para a população é fazer uso de máscara de tecido ao sair de casa, sempre que possível.