Integrantes dos grupos prioritários devem procurar os postos de saúde para se imunizar
A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu segue alertando a população dos grupos prioritários, para que façam a vacina contra a Influenza. Idosos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas específicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (cobradores e motoristas), portuários e povos indígenas devem procurar os postos de saúde para se imunizar.
Conforme a Secretaria, a meta é vacinar 90% dos idosos. Porém, até o momento, apenas 72% receberam as doses da vacina. “Os idosos que ainda não se vacinaram, devem procurar os postos de saúde o quanto antes. A 3ª fase de vacinação inicia no dia 11, com duas etapas. A partir dessa data serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. A segunda etapa da 3ª fase inicia no dia 18 de maio, com a vacinação dos adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas”, explica a secretária de Saúde, Sinara Dhiel.
Sinara lembra ainda que o Dia D de vacinação, que seria realizado no próximo dia 9, foi cancelado. Da mesma forma, a secretária de saúde lembra que a vacinação está acontecendo de forma externa ao Posto de Saúde Central, no estacionamento, para evitar assim aglomerações dentro da unidade de saúde, e proteger a população, bem como os profissionais, da possível contaminação com o coronavírus neste momento de pandemia. “Já os postos do interior, Pinhal Santo Antonio e ESF Rio Pequeno, mantém suas vacinações de forma interna, tendo disponível doses suficientes para atender a demanda da população. Em ambos os locais o atendimento está sendo realizado em horário normal, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira”, completa Sinara. “Lembramos ainda que é obrigatório o uso de máscara de proteção para circular em Sinimbu, incluindo a circulação nas ruas e dentro de todos os estabelecimentos”, finaliza a secretária.