Efeito da pandemia: Sinimbu registrou oito vezes mais demissões do que admissões em abril

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia, Sinimbu registrou 83 demissões nos quatro primeiros meses do ano. No mesmo período, o Município contabilizou 79 contratações. Ou seja, um saldo negativo de quatro postos de trabalho que foram perdidos entre janeiro e abril.

A pandemia de Coronavírus tem relação direta com o retrospecto local. Apenas em abril, Sinimbu registrou 26 desligamentos. No período, as planilhas assinalaram três contratações, resultando no saldo negativo de 23 postos de trabalho que acabaram extintos.

Em janeiro, o saldo foi positivo em dez postos de trabalho (30 contratações e 20 desligamentos). No mês seguinte, Sinimbu registrou um saldo negativo de 6 postos (18 admissões e 24 demissões). Já em março, as 28 contratações e as 13 demissões tiveram o saldo positivo de 15 postos.

RS e Brasil

O Brasil fechou 1,1 milhão de vagas com carteira assinada em março e abril. O saldo é resultado de 598.596 contratações e 1.459.099 demissões no período. Já o Estado, no mesmo período, perdeu 89,1 mil postos de trabalho.