Projeto Verde é Vida da Afubra vence Prêmio Sustentabilidade da Federasul
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), por meio do Projeto Verde é Vida, foi confirmada como agraciada no 8º Prêmio Vencedores do Agronegócio, na categoria Sustentabilidade. Por causa da pandemia do Covid-19, esta edição do Prêmio terá sua entrega realizada de forma virtual, no dia 30 de setembro, com transmissão pelo Facebook.
Promovido pela Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), o prêmio é dividido nas categorias: Antes da Porteira (Indústria de Insumo, Máquinas e Equipamentos), Dentro da Porteira (Produção Agropecuária e Agroindústria), Depois da Porteira (Distribuição, Serviço de Apoio ao Agronegócio), Sustentabilidade (Social, Econômica e Ambiental) e Elas do Agro (liderança feminina que se destaca pelo relevante trabalho no cenário agro).
O vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, destaca que a Afubra ficou muito feliz por ter sido contemplada com o 8º Prêmio Vencedores do Agronegócio. “É o reconhecimento que confirma o compromisso da Afubra em desenvolver ações aos nossos associados, através das escolas dos seus filhos e suas comunidades no meio rural”, diz. Dornelles ainda lembra que esse é o segundo prêmio Sustentabilidade, concedido pela Federasul, que o Projeto Verde é Vida recebe.
O Projeto Verde é Vida estará representado no prêmio pelo seu Curso de Atualização a Distância (CAD), oferecido a todos os professores das escolas parceiras, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural, valorizando a agricultura familiar e contribuindo com a permanência das famílias no campo. O primeiro curso oferecido foi o de Educação Socioambiental Rural, que teve sua estrutura formada por 14 disciplinas divididas em três módulos que corresponderam a 46 videoaulas. O curso teve uma carga horária de 180 horas, concluído em dezembro de 2019, que foi comprovado através de um certificado do Projeto Verde é Vida. Para 2020, abriu-se uma nova turma.
Além da Afubra, os agraciados da 8ª edição do Prêmio são: Antes da Porteira – Simbiose Indústria de Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos, de Cruz Alta; Dentro da Porteira – Cooperativa Languiru, de Teutônia; Depois da Porteira – Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, de Rodeio Bonito; e Elas no Agro – Neiva Wurfel Ebrin, de Horizontina.
Conheça a história do programa
Em 1981, a Afubra assina o convênio com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) e começa a desenvolver atividades de educação ambiental: palestras e doação de mudas.
Essas ações de cunho ambiental deram origem ao Projeto Verde é Vida, criado em 1991. Tem como objetivo, desenvolver a educação socioambiental; promover a preservação do meio ambiente; a educação rural, diversificação, sustentabilidade e a valorização dos agricultores.
Para realizar atividades lúdicas, buscando a consciência ambiental através de brincadeiras e recreação, em 1991, o Projeto Verde é Vida, cria o seu mascote: o boneco Afubrinha. Uma muda de árvore que atende as comunidades de abrangência da Afubra.