Curta gravado em Sinimbu leva Prêmio da Crítica em Gramado e está confirmado em festival nos EUA
O curta de Ulisses da Motta, Fragmentos ao Vento: 1945, ganhou o Prêmio da Crítica da Mostra Gaúcha de Curtas – Prêmio Assembleia Legislativa do 48º Festival de Cinema de Gramado. A premiação, realizada na noite de quarta-feira (23), veio da comissão da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs). Cenas foram gravadas junto aos casarões da família Wink, em Linha Rio Grande, interior de Sinimbu. Além disso, a produção contou com moradores locais no elenco de apoio.
Fragmentos ao Vento: 1945 conta a história de Senhorinha, uma mulher negra que vive junto a uma colônia de imigrantes alemães oprimidos pela ditadura do Estado Novo. A protagonista é vivida pela atriz Paula Souza e conta com cenas que percorrem locais turísticos com importante contexto histórico de cidades como Sinimbu, São Leopoldo, Santa Maria do Herval, Bento Gonçalves e Montenegro.
A obra já está confirmada em mais dois festivais: Diálogos de Cinema, em Porto Alegre, que ocorre de 2 a 8 de outubro, e a 13ª Edição do Los Angeles Brazilian Film Festival – Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, nos Estados Unidos, de 21 a 25 de outubro, voltado ao público norte-americano.
A produção do curta é da Colateral Filmes, Pé de Coelho Filmes e Ulisses Da Motta, em parceria com Forno FX, Shogun FX, e Ampli Studio. As Prefeituras de Sinimbu, São Leopoldo e Santa Maria do Herval prestaram apoio institucional, cedendo espaços públicos para as filmagens.
Confira o trailer: